Publicado em 16 ago 2022

Entendendo melhor as orientações sobre a intenção dos requisitos da NBR ISO 9001

Redação

A NBR ISO 9001 contém os requisitos que podem ser objetivamente auditados ou avaliados, sendo possível incluir exemplos, descrições e opções que ajudam tanto na implementação de um sistema de gestão da qualidade como no fortalecimento da sua relação com o sistema de gestão global de uma organização. Os requisitos da NBR ISO 9001 são genéricos, sendo que eles podem ser usados por organizações de todos os tipos, portes, níveis de maturidade e de todos os setores e em todas as localizações geográficas. Todavia, o modo com que uma organização aplica as orientações pode variar com base em fatores como o porte ou a complexidade da organização, o modelo de gestão que ela adota, a gama de atividades da organização e a natureza dos riscos e oportunidades que ela encontra. O risco é o nível de incerteza inerente em um sistema de gestão da qualidade. Existem riscos em todos os sistemas, processos e funções. A mentalidade de risco assegura que esses riscos sejam determinados, considerados e controlados por meio do projeto e do uso do sistema de gestão da qualidade. A mentalidade de risco estava implícita em edições anteriores da NBR ISO 9001 em requisitos como determinar o tipo e a extensão do controle para provedores externos com base no efeito do produto a ser provido, ou tomar ação corretiva com base no efeito potencial de uma não conformidade identificada. Adicionalmente, em edições anteriores da NBR ISO 9001, a seção sobre ação preventiva estava incluída. Usando a mentalidade de risco a consideração de risco é integral. Ela torna-se proativa em vez de reativa na prevenção ou redução de efeitos indesejáveis por meio da identificação e ação antecipadas. A ação preventiva é incluída quando um sistema de gestão é baseado em risco. Nem todos os processos de um sistema de gestão da qualidade representam o mesmo nível de risco em termos da capacidade da organização alcançar seus objetivos da qualidade. Alguns necessitam de planejamento e controle mais cuidadosos e formais que outros. Não há requisitos na NBR ISO 9001 para a utilização de gestão formal de risco ao se determinar e abordar os riscos e as oportunidades. Uma organização pode escolher os métodos que se adequem às suas necessidades. A NBR ISO/IEC 31010 provê uma lista de ferramentas e técnicas de avaliação de riscos que podem ser consideradas, dependendo do contexto da organização. Em alguns casos, uma organização pode ter um processo formal de gestão de risco implantado que seja requerido por clientes ou por requisitos estatutários e regulamentares. Nestas circunstâncias, a organização pode adaptar seu processo formal de gestão de risco para atender à intenção dos requisitos na NBR ISO 9001 concernentes a riscos e oportunidades.

Uma empresa deve entender as questões externas e internas que sejam pertinentes para o propósito e o direcionamento estratégico da organização e que possam afetar, tanto positiva como negativamente, a capacidade da organização de alcançar os resultados pretendidos do seu sistema de gestão da qualidade. Deve estar ciente de que as questões externas e internas podem mudar, devendo ser monitoradas e analisadas criticamente.

Uma organização pode conduzir análises críticas de seu contexto em intervalos planejados e por meio de atividades como a análise crítica pela direção. A informação sobre questões externas e internas pode ser encontrada em várias fontes, como por meio de informação documentada interna e reuniões, na imprensa nacional e internacional, sítios na internet, publicações de escritórios de estatísticas nacionais e outros departamentos governamentais, publicações profissionais e técnicas, conferências e reuniões com agências pertinentes, reuniões com clientes e partes interessadas pertinentes e associações profissionais.

Exemplos de questões externas e internas pertinentes para o contexto da organização podem incluir as questões exter...

Artigo atualizado em 16/08/2022 06:08.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica