Publicado em 03 jan 2023

A conformidade do fornecimento dos grupos focais semafóricos em alumínio

Redação

O grupo focal é um conjunto obtido pela montagem de dois ou mais focos semafóricos, com suas faces voltadas para o sentido de movimento. são fabricados em alumínio injetado ou policarbonato, sendo modulares, intercambiáveis, atendendo à norma técnica sempre. Podem ser montados para receber lâmpadas incandescentes com filamento reforçado, lâmpadas halógenas ou lâmpada de LED. Na concepção e na implantação da sinalização de trânsito deve-se ter como princípio básico as condições de percepção dos usuários da via, garantindo a real eficácia dos sinais. Para isso, é preciso assegurar à sinalização semafórica os mesmos princípios da sinalização de trânsito em geral. Já o semáforo conjunto de dispositivos de controle de tráfego que, por meio de indicações luminosas, alterna o direito de passagem de movimentos veiculares ou de pedestres em uma interseção de vias ou seção de via. O semáforo, ou grupo focal, é o conjunto obtido pela montagem de um ou mais focos luminosos com suas faces voltadas para o sentido do movimento. Os grupos focais são empregados na sinalização semafórica de regulamentação e advertência. Há parâmetros normativos obrigatório para o fornecimento dos grupos focais semafóricos em alumínio e seus componentes.

Da Redação – 

A sinalização semafórica é um subsistema da sinalização viária que se compõe de indicações luminosas acionadas alternada ou intermitentemente por meio de sistema eletromecânico ou eletrônico. Tem a finalidade de transmitir diferentes mensagens aos usuários da via pública, regulamentando o direito de passagem ou advertindo sobre situações especiais nas vias.

A sinalização semafórica é classificada segundo sua função, que pode ser de: regulamentar o direito de passagem dos vários fluxos de veículos (motorizados e não motorizados) e/ou pedestres numa interseção ou seção de via; advertir condutores, de veículos motorizados ou não motorizados, e/ou pedestres sobre a existência de obstáculo ou situação perigosa na via. O subsistema de sinalização semafórica é composto, basicamente, de um conjunto de indicações luminosas (semáforo ou grupo focal), fixado ao lado da via ou suspenso sobre ela, e dispositivo eletromecânico ou eletrônico (controlador) responsável pelo acionamento dessas indicações luminosas.

Em situações específicas, tais como uso de dispositivos de detecção do tráfego, equipamentos de fiscaliza...

Artigo atualizado em 03/01/2023 05:44.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica