Publicado em 03 jan 2023

A fabricação conforme dos tubos de aço carbono para altas temperaturas

Redação

Quando se fala em aço inoxidável e como a mudança de temperatura o afeta, tanto os aços carbono como os inoxidáveis sofrem uma redução nos valores de suas propriedades mecânicas quando trabalham em altas temperaturas. Esta é, na realidade, uma caraterística dos metais e das diversas ligas metálicas. Nos aços comuns a perda nas propriedades mecânicas é mais significativa que nos aços inoxidáveis austeníticos, o que explica a preferência pela seleção destes materiais para aplicações em altas temperaturas. Os projetos de equipamentos devem considerar este aspecto, que não pode ser esquecido no momento da especificação do material. Por outra parte, em altas temperaturas, a resistência à oxidação é, normalmente o fator mais importante na seleção do material. Os aços inoxidáveis são superiores ao aço carbono em altas temperaturas tanto ao considerar a resistência à oxidação como as propriedades mecânicas. Os tubos de aço carbono são produtos que carregam consigo todas as vantagens atreladas a esse tipo de material, tais como a elevada resistência e a grande durabilidade. Além disso, os tubos de aço carbono, por serem feitos a partir de um material resistente, são capazes de conduzir elementos de alta pressão e podem ser usados para sustentação de diversas estruturas, bem como são comuns na área agrícola. Quanto às características, os tubos de aço têm como propriedade sua elevada resistência à ação do fogo e também à corrosão – contudo, menos resistentes que os modelos galvanizados ou inox. É sempre importante dizer que os tubos de aço carbono possuem superfície lisa, dando, assim, uma maior estabilidade quando aplicados nas mais diversas construções. Os usuários devem entender os requisitos normativos obrigatórios para a fabricação e o fornecimento de tubos de aço carbono sem solda para serviços em altas temperaturas, com diâmetros nominais de 6 a 1.200 (DN 6 a 1200) (NPS 1/8 a 48) inclusive, e paredes nominais médias conforme ANSI/ASME B36.10M, aplicados para dobramento, flangeamento, operações similares de conformação e soldagem.

Da Redação – 

Os tubos de aço carbono estão disponíveis em diversos diâmetros externos, internos e espessuras, ou seja, ele pode ser personalizado conforme a necessidade da sua aplicação. Há basicamente dois tipos de tubos de aço carbono, com e sem costura e suas utilizações variam um pouco. Enquanto os tubos com costura são destinados para condução de fluídos não corrosivos, como água, vapor, gás, óleos, instalações residenciais e prediais, redes de incêndio, ar comprimido, os sem costuras são mais utilizados em refinarias de petróleo e gás, usinas de energia, fábricas petroquímicas, caldeiras e locais em geral com altas temperaturas.

Entre as diversas vantagens e benefícios da utilização de tubos de aço carbono é que ele é um material de liga leve. Além disso, são também resistentes à corrosão. Isso permite que os construtores utilizem tubos menores, mesmo em ambientes com exposição à acidez ou extremamente corrosivo.

Cada tubo deve ser submetido ao ensaio hidrostático sem apresentar vazamento pela parede do tubo. Como alternativa ao ensaio hidrostático, a critério do fabricante ou se especificado na ordem de com...

Artigo atualizado em 03/01/2023 05:39.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica