Publicado em 23 jan 2024

A Qualidade das bombas estacionárias para a proteção contra incêndios

Redação

A água é o agente extintor mais conhecido, mais barato e mais abundante que a natureza tem a oferecer e, por essas razões, os sistemas de extinção à base de água são os mais usados em edifícios e indústrias. É utilizado em aplicações manuais ou automáticas, sozinho ou com aditivos como anticongelante, espuma, etc. É o agente extintor que não necessita de nenhum processo de transformação. As únicas condições necessárias para utilizá-lo de forma eficiente são a pressão e o fluxo contínuo em relação ao tipo de risco. Para garantir que a pressão e o fluxo necessários estejam sempre disponíveis, é necessário um sistema de abastecimento de água que se torna essencial para o funcionamento dos sistemas de extinção de incêndios. Um risco poderia ser protegido por todos os sistemas de segurança atuais: se o sistema de abastecimento de incêndio não funcionar, todos os outros não funcionarão. Há parâmetros normativos para a seleção e instalação de conjuntos de bombas estacionárias para sistemas automáticos de proteção contra incêndio, se aplicando às bombas centrífugas, de estágio único e multiestágios, com eixo horizontal ou vertical, acionadas por motores elétricos ou motores a diesel. Os conjuntos de bombas de incêndio são indicados para o suprimento de líquido a sistemas fixos automáticos de proteção contra incêndio do tipo sistemas de chuveiros automáticos e sistemas de nebulização de água (water spray). Os sistemas de bombeamento podem ser aplicados a sistemas de hidrantes.

Da Redação – 

As bombas de incêndio são uma parte essencial de muitos sistemas de proteção à base de água. Eles são usados para aumentar a pressão de uma fonte de água quando essa fonte não é adequada para o sistema que está fornecendo. Eles são comumente encontrados em edifícios que tendem a ter uma demanda de pressão, como arranha-céus ou armazéns de armazenamento.

As bombas de deslocamento positivo são caracterizadas por um método de produção de fluxo capturando um volume específico de água por rotação da bomba e empurrando-o para fora através da linha de descarga. Uma bomba de pneu de bicicleta é um exemplo de bomba de deslocamento positivo que comumente vemos. As bombas de deslocamento positivo criam pressões muito altas, mas têm volume de fluxo limitado em comparação com as bombas centrífugas. Eles não são tão comuns porque têm uso especializado, principalmente em sistemas de névoa de água e água com espuma.

As bombas centrífugas são as mais comuns e são usadas com a maioria dos sistemas. Nelas, a pressão é desenvolvida principalmente pela ação da força centrífuga ou rotação. A água nas bombas centrífugas ent...

Artigo atualizado em 23/01/2024 11:09.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica