Publicado em 28 fev 2023

O controle da limitação do torque de partida em transportadores de correias

Redação

A partida de um transportador é normalmente feita por meio de motores síncronos ou assíncronos, neste caso, e dependendo da potência do motor, são utilizados dispositivos que auxiliam na partida. O sistema de acionamento do transportador de correia deve produzir um torque de aceleração suficiente para a partida da correia, e controlá-lo de tal modo que a forças de aceleração estejam em um limite seguro (conforme projeto). Uma partida suave pode ser realizada com dispositivos auxiliares de partida (DAP), mecânico ou elétrico, ou a combinação dos dois. Em alguns casos, o controle de forças em operação e frenagem em alguns transportadores é também desejado. Os motores são fabricados em diversas categorias de acordo com a característica de torque e a aplicação. Por exemplo, a categoria H possui um conjugado de partida alto, corrente de partida normal e baixo escorregamento, sendo assim os mais utilizados para cargas que exigem maior conjugado de partida, como: transportadores carregados, moinhos, etc. Assim, existem orientações normativas a serem cumpridas para os transportadores de correias curtos, médio e longos, transportadores de correias com acionamentos simples e múltiplos, transportadores de correias com dispositivos auxiliares de partida, como acoplamento hidrodinâmico, inversor de frequência, soft-start, acoplamento magnético e motor hidráulico.

Da Redação – 

Em uma correia transportadora, o fluxo de material variável influencia significativamente a eficiência energética da tecnologia de controle de velocidade. A flutuação do fluxo de material na correia transportadora levará a vibrações prejudiciais tanto na correia quanto no transportador enquanto o equipamento trabalha em certas velocidades.

A fim de melhorar a imprecisão do modelo causada pela suposição de fluxo uniforme de material a granel no modelo de correia transportadora, pode-se estabelecer um modelo dinâmico de alta precisão para considerar o controle de velocidade de uma correia transportadora sob transporte não uniforme de material a granel. Por isso, ela um equipamento de manuseio mecânico rápido e eficiente para transportar automaticamente cargas e materiais dentro de uma área.

Esse sistema minimiza o erro humano, diminui os riscos no local de trabalho e reduz os custos de mão de obra — entre outros benefícios. Eles são úteis para ajudar a mover itens volumosos ou pesados de um ponto para outro. Um sistema de transporte pode usar uma correia, rodas, rolos ou uma corrente para transportar ob...

Artigo atualizado em 28/02/2023 05:46.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica