Publicado em 28 fev 2023

Os riscos da movimentação de cargas leves em alta frequência de repetição

Redação

Os distúrbios musculoesqueléticos relacionados ao trabalho causados pela movimentação manual de cargas estão entre as causas mais frequentemente relatadas de perda ou restrição do tempo de trabalho. Ao fazer uma avaliação de risco no local de trabalho, as prevenções ativas podem ser tomadas para evitar o problema. O equipamento de levantamento ergonômico pode ajudar a prevenir lesões e a melhorar a produtividade do trabalhador. Muitas vezes, é econômico usar esse tipo de equipamento que pode fornecer benefícios adicionais além da redução dos riscos de manuseio manual. Essencialmente, o manuseio manual de cargas é uma causa significativa de problemas de saúde no trabalho. Vários fatores de risco tornam o manuseio manual de cargas perigoso e aumentam o risco de ferimentos. Esses fatores podem ser categorizados na carga, na tarefa, no ambiente e no indivíduo. A movimentação manual no local de trabalho envolve o transporte ou suporte de uma carga por um ou mais trabalhadores. Isso inclui levantar, abaixar, puxar, empurrar, carregar ou mover uma carga. Vários fatores de risco tornam o manuseio manual de cargas perigoso e aumentam o risco de lesões. Dois grupos de lesões são frequentemente associados ao manuseio manual: um inclui cortes, fraturas, etc., devido a eventos súbitos ou inesperados, como acidentes; e outro inclui os danos ao sistema musculoesquelético do corpo. Isso resulta do desgaste gradual e cumulativo devido ao manuseio manual repetitivo. A prevenção é vital quando se trata desse problema relacionado ao trabalho devido ao manuseio manual. Esses distúrbios podem trazer consequências graves para os trabalhadores, podendo restringir a capacidade de realizar uma ampla gama de atividades de trabalho e lazer. Em consequência, os usuários devem entender recomendações ergonômicas para tarefas de trabalho repetitivo que envolvem movimentação manual de cargas leves em alta frequência. Devem conhecer as orientações normativas sobre a identificação e avaliação de fatores de risco comumente associados à movimentação de cargas leves em alta frequência, permitindo, assim, a avaliação dos riscos de saúde relacionados à população trabalhadora. As recomendações se aplicam à população trabalhadora adulta e têm a intenção de dar uma proteção razoável para quase todos os adultos saudáveis.

As posturas e movimentos do membro superior durante tarefas repetitivas são de fundamental importância na contribuição para o risco de várias doenças musculoesqueléticas. Muitas referências podem ser encontradas na literatura técnica sobre o dano potencial de posturas e movimentos inadequados de cada articulação, de posturas mantidas por muito tempo (mesmo se não forem extremas), e especificamente de movimentos repetitivos de vários segmentos.

A análise de posturas e movimentos se concentra em um só segmento dos membros superiores (mão, punho, cotovelo, ombro) e tem como objetivo verificar a presença e o padrão de tempo no ciclo (frequência, duração) de posturas estáticas e movimentos dinâmicos que envolvam cada um dos segmentos/articulações considerados. A descrição pode ser mais ou menos analítica, mas deve pelo menos incluir as ações técnicas que requerem posturas ou movimentos de um só movimento em um só segmento além da excursão angular (o nível crítico da excursão angular pode ser determinado de acordo com critérios disponíveis na literatura), as ações técnicas que envolvem excursões angulares aceitáveis sejam mantidas ou repetidas da mesma m...

Artigo atualizado em 28/02/2023 05:49.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica