Publicado em 07 mar 2023

As duchas higiênicas instaladas em banheiros devem cumprir a norma técnica

Redação

As duchas higiênicas são aquelas utilizadas para higiene íntima ou parcial, sendo que esses aparelhos se caracterizam pela praticidade de seu emprego na higiene pessoal, quando instalados nos ambientes de banho e sanitários em geral. As duchas higiênicas podem ser instaladas junto a bacias sanitárias, bidês ou lavatórios, sendo que o bidê e a ducha higiênica têm praticamente a mesma função: fazer a limpeza das partes íntimas. A única diferença é que o primeiro foi pensado também para limpar os pés. Como podem ser usados para o mesmo objetivo, é comum que as pessoas fiquem em dúvida sobre qual escolher para usar em suas residências. A forma mais objetiva de tomar essa decisão é pensar no tamanho do ambiente onde o acessório será instalado. Uma ducha higiênica em casa agrega diversas vantagens para o seu cotidiano e até mesmo para a sua saúde. Aliás, essa peça é a forma mais segura de se limpar após utilizar o banheiro e previne infecções que podem surgir em quem utiliza apenas o papel higiênico. Isso ocorre, pois, ao utilizar somente o papel, o atrito forçado e constante pode machucar a pele, causando infecções e inflamações dolorosas nesta região. Com a ducha, se utilizada da maneira correta, a limpeza é mais eficaz. Para prevenir problemas e realizar uma higienização completa, basta utilizar a ducha higiênica somente na área externa da parte íntima e, se possível, complementar o uso com sabonete neutro, A norma técnica estabelece as exigências e as recomendações obrigatórias para duchas higiênicas instaladas em banheiros e sanitários em geral para higiene íntima ou parcial.

Da Redação – 

A ducha higiênica e o bidê têm praticamente a mesma função: fazer a limpeza das partes íntimas, com a diferença do bidê também serve para lavar os pés. Se os objetivos são praticamente iguais, o fator mais importante é o tamanho do seu banheiro. Se for amplo, podemos pensar no bidê, pois esse item ocupa um espaço semelhante ao vaso sanitário (com 20cm a mais de cada lado para as pernas).

A ducha higiênica é um aparelho que se constitui basicamente de um registro de pressão externo, ligado a uma ducha manual através de ligação flexível, que propicia a abertura ou fechamento instantâneo do fluxo de água, previamente regulado pelo registro de pressão externo, através de acionador posicionado junto à ducha manual. Quando em repouso, a ducha manual é fixada em um suporte apropriado, que faz parte do conjunto ducha higiênica, instalado junto à parede, conforme figura abaixo.

Um teste importante nesses aparelhos é a verificação da estanqueidade e inexistência de vazamentos...

Artigo atualizado em 07/03/2023 05:21.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica