Publicado em 25 jul 2023

Os requisitos normativos dos registros de gaveta em instalações hidráulicas prediais

Redação

Os registros de gaveta são válvulas de bloqueio instalada em tubulações de instalações hidráulicas prediais, destinada à interrupção eventual da passagem de água. Consta de um corpo, no interior do qual se encontra uma cunha ou gaveta, que acionada por uma haste se desloca, fechando ou abrindo totalmente a passagem de água. Não deve ser instalado como registro de controle de vazão nos pontos de utilização de água. Há requisitos normativos obrigatórios e os métodos de ensaios para os registros de gaveta destinados a instalações hidráulicas prediais de água fria ou quente. A utilização deste produto está associada à necessidade de isolar, ou abastecer, uma determinada parte de uma instalação hidráulica predial, por meio do fechamento total ou abertura total da seção de passagem de água em uma dada tubulação. O fechamento total ou abertura total da passagem de água é realizado pelo movimento de uma gaveta (cunha) que se aloja entre duas sedes inclinadas. Este produto não deve ser utilizado como dispositivo de regulagem de vazão de água e sua utilização está restrita ao fechamento ou abertura total da passagem de água.

Da Redação – 

Os registros de gaveta são aqueles utilizados nos sistemas hidráulicos prediais com o objetivo de obstruir totalmente ou liberar totalmente a passagem de água em uma determinada tubulação, tendo como finalidade isolar uma área molhada para eventual manutenção de seus componentes hidráulicos, como, por exemplo, a troca de uma louça sanitária ou o reparo de uma torneira. Este tipo de registro caracteriza-se pelo seu baixo coeficiente de perda de carga, que é praticamente nulo, e pelo sistema de obstrução que ocorre através da inserção de uma cunha entre as duas sedes do registro.

Outros produtos que tenham a mesma aplicação do registro de gaveta, dotados de outros sistemas de vedação e que não possuam normalização própria, devem atender aos requisitos normativos. Eles possuem alguns componentes, como a porca do volante ou parafuso do volante que é um elemento de fixação do volante à haste; a arruela; placa de identificação; disco de identificação que é a peça que se coloca entre o parafuso ou porca e o volante para identificação do fabricante e do sentido de abrir e fechar.

O volante é uma peça acoplada...

Artigo atualizado em 25/07/2023 04:54.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica