Publicado em 28 mar 2023

A amostragem conforme dos produtos químicos industriais líquidos

Redação

A indústria química é um dos mais importantes setores da economia brasileira e está entre as dez maiores do mundo. É um setor de base, ou seja, abastece todo o parque de transformação instalado no país, representando 10,4% do PIB industrial. Além de ser um vetor de desenvolvimento na tecnologia para várias cadeias produtivas. No Brasil, há 1041 fábricas de produtos químicos de uso industrial em atividade. Estão concentradas na região sudeste, principalmente em São Paulo. Dentro da indústria química há o segmento da petroquímica, que se caracteriza por utilizar a nafta e gás natural como matéria prima básica. Fornecendo os conhecimentos e os mecanismos para a extração de substâncias químicas a partir dos combustíveis fósseis, sendo que a gasolina, diesel, querosene, propano, metano e butano são alguns dos combustíveis fósseis que permitem o desenvolvimento de produtos petroquímicos. Conforme detalha o Conselho Regional de Química (CRQ), a chamada indústria química de base é responsável pela fabricação de insumos – produtos químicos – que serão usados pelas indústrias de transformação para gerar os mais variados produtos: borrachas, fertilizantes, plásticos, tecidos, tintas etc. Somadas aos fabricantes de produtos farmacêuticos, tintas, defensivos agrícolas, produtos de limpeza, higiene pessoal e cosméticos, elas são o segundo setor com maior participação no PIB das indústrias de transformação brasileiras. No mundo, são produzidos aproximadamente 70.000 produtos químicos. Alguns deles são padronizados e usados na fabricação de uma vasta gama de produtos, como é caso da amônia, empregada tanto para a produção de produtos de limpeza quanto para cosméticos. Outros são mais elaborados e visam atender um determinado setor de produção. Como exemplo temos as resinas termoplásticas, usadas exclusivamente pela indústria de tintas. Os processos de amostragem podem não ser suficientemente explícitos para cobrir todas as possibilidades de contaminação da amostra. Devem ser usadas luvas limpas e escolhidos panos para limpeza que não soltem fiapos. Muitos líquidos emanam vapores que são tóxicos e inflamáveis. Evitar a ignição por meio de chama ou centelha produzida por eletricidade estática ou por equipamentos ou ferramentas metálicas. Não usar sapatos com biqueira metálica ou cravados. Na operação de amostragem, utilizar equipamentos de proteção individual apropriados às características do produto que será amostrado. No caso de líquidos inflamáveis, utilizar aterramento da aparelhagem de amostragem. Existem parâmetros normativos obrigatórios para a coleta de amostras dos produtos químicos industriais líquidos que apresentam uma única fase no momento da amostragem, contidos em tanques (a granel, de modo geral) ou em qualquer outro tipo de embalagem.

Da Redação – 

A avaliação de produtos químicos é uma das ferramentas utilizadas para alcançar um ambiente de trabalho seguro e saudável. A partir dela, se obtém as informações necessárias para a tomada das decisões de proteção ser muito mais assertiva em relação aos possíveis riscos nos locais de trabalho. Para a análise ser correta, é necessária uma amostragem conforme desses produtos químicos.

A técnica permite identificar que tipos de substâncias e produtos perigosos estão presentes no ambiente de trabalho e estimar a exposição dos colaboradores a um determinado agente químico. Assim, é possível esse resultado com os limites de exposição ocupacional definidos para esse produto. a amostragem de químicos faz parte dos objetivos da higiene ocupacional, que são a antecipação, o reconhecimento, a avaliação e o controle dos riscos no espaço de trabalho, mais especificamente na etapa de avaliação.

Para efeitos de amostragem em líquido simples, que é um líquido de uma só fase líquida, com pressão de vapor menor que 110.657,26 Pa a 37,8 °C e uma viscosidade cinemática menor que 21,60 m²/s ou 0,00216 St a 25 °C, a amostra...

Artigo atualizado em 13/04/2023 06:21.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica