Publicado em 29 Dec 2020

Como descartar o lixo de maneira correta

Redação

Segundo dados revelados pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), durante a pandemia o número de materiais recicláveis coletados aumentou. Em maio o aumento foi de 28% e em junho chegou a 30%. Isso mostra uma conscientização da população que busca reduzir o impacto no meio ambiente. Conheça algumas dicas que vão ajudar a esclarecer dúvidas com relação ao tema e como selecionar melhor o descarte de lixo doméstico.

Rafael Zarvos – 

Os números são altos. No Brasil são geradas 78,4 milhões de toneladas de resíduos sólidos por ano. Desses, 30 milhões de toneladas são descartados de forma inadequada. Para completar, a média de resíduos gerados por uma pessoa chega a um quilo por dia.

Um dado alarmante: medicamentos, fármacos e embalagens de cosméticos, entre outros resíduos, chamados de micropoluentes, além de perfurocortantes e infectantes gerados nas casas, são classificados como resíduos urbanos e, com isso, a lei afasta a obrigatoriedade do descarte adequado, permitindo que ele seja feito no lixo comum. 

O assunto é tão sério que a ONU criou um grupo de estudo para criação de soluções inovadoras para a gestão do lixo doméstico (isso porque o resultado do descarte inadequado é poluição e contaminação do meio ambiente). Para evitar que isso ocorra, fazer a nossa parte em casa é de grande ajuda. Com algumas medidas simples podemos contribuir e proteger o meio ambiente. Algumas dicas de como descartar o lixo em casa de forma correta.

- Separar o resíduo orgânico do lixo comum. Para isso, a melhor opção é ter uma compos...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica