Publicado em 04 abr 2023

O papel estratégico da mineração brasileira e a transição energética

Redação

O Brasil é detentor da segunda maior reserva mundial de elementos de terras raras. O país tem cerca de 22 milhões em reservas desses minerais. Esse elemento tem grande importância estratégica na medida em que as baterias de íon lítio serão, cada vez mais, tratadas como uma questão geopolítica pela importância que tem na viabilização de componentes tecnológicos relacionados a energias limpas.

Manuel Fernandes e Ricardo Marques – 

A International Energy Agency (IEA) divulgou o relatório The Role of Critical World Energy Outlook Special Report Minerals in Clean Energy Transitions que aborda profundamente a importância dos minerais para o sucesso da transição energética. Além disso, o Banco Mundial estima que a extração de produtos como o grafite, lítio e o cobalto pode aumentar em quase 500% até 2050, para atender à crescente demanda por tecnologias de energia limpa.

A China, hoje, é a maior exportadora do mundo desses elementos. Mas, o país asiático começou a adotar normas mais rígidas para a mineração e a exportação desses minérios, abrindo espaço para outros players globais. Nessa pesquisa, foi examinado como o Brasil poderá se beneficiar com essas oportunidades.

Diante desse cenário, durante a 27ª edição da Conferência das Partes (COP), que analisou a situação das mudanças climáticas no planeta, foi reiterada a necessidade de efetuar grandes investimentos para prevenir e mitigar o financiamento climático. Isso impacta diretamente a readequação das matrizes energéticas em todos os países.

A emerg...

Artigo atualizado em 04/04/2023 05:31.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica