Publicado em 22 ago 2023

As razões para fazer um bom assessment na prática da inovação

Redação

Oferecer inovações que entreguem um valor real para os clientes separa os vencedores dos perdedores com mais frequência do que qualquer outro fator isolado. A excelência na escolha, execução e comercialização de projetos de inovação é encarada cada vez mais como uma necessidade, e implica o reconhecimento de todos os elementos críticos de sucesso que podem afetar o resultado esperado e, de alguma forma, prejudicar a condução do processo.

Durval Garcia – 

Quase 30.000 novos produtos são lançados a cada ano, e 95% deles falham – afirma Clayton Christensen, professor da Harvard Business School (Estados Unidos). Nenhuma empresa está imune a essa estatística angustiante, que inclui erros de gigantes como Google, Coca-Cola e Colgate. Segundo o pesquisador, até mesmo projetos que receberam milhões em investimentos podem ser descartados se houver falhas, principalmente nas fases iniciais de assessment (em português, avaliação).

Segundo relatório da McKinsey, após uma pesquisa com as empresas listadas na Fortune 500, 90% dos executivos entrevistados consideram a inovação fundamental para o seu crescimento, porém apenas 6% reconhecem que a inovação está funcionando em sua organização e 10% afirmam ter capacidade para executar suas estratégias de inovação. Diante dessa constatação, a fase de assessment desempenha um papel crucial quando uma consultoria é contratada para apoiar a implementação e execução da estratégia de inovação de uma organização.

Essa etapa é fundamental para compreender a situação atual da organização, identificar oportunidades de melhoria...

Artigo atualizado em 22/08/2023 03:04.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica