Publicado em 29 ago 2023

Os desafios e as oportunidades para a infraestrutura de TI para o 5G

Redação

Uma das áreas impactadas pela implantação do 5G é a infraestrutura de TI, pois, com o aumento da largura de banda, os centros de dados precisam lidar com um volume maior de informações geradas pelos dispositivos conectados. Isso exige uma infraestrutura de TI capaz de processar e armazenar grandes quantidades de dados de forma eficiente. Além disso, a redução da latência impulsiona a adoção de tecnologias como realidade virtual, jogos online, automação industrial e veículos autônomos, aumentando ainda mais a demanda por uma infraestrutura robusta e escalável.

Marcio Martin – 

O avanço da tecnologia 5G está revolucionando diversos setores e sua relação com a infraestrutura de TI e os centros de dados é de extrema importância. O modelo oferece velocidades de conexão mais rápidas, menor latência e maior capacidade de rede, melhorias que têm impactos significativos na infraestrutura e centros de dados.

Segundo a pesquisa Roadmap Forum Latin America 2023, feita pelo IDC e divulgada em março, as assinaturas 5G devem representar 6% das conexões móveis na América Latina ainda neste ano. Até 2026, a previsão é que represente 17% das assinaturas na região. A fatia não é tão grande se comparada com outros países (China, EUA e Japão ainda concentram 80% desse volume, de acordo com a consultoria Omdia), mas é promissora ainda assim.

A Anatel afirmou que, em 2022, a base de 5G no Brasil fechou em 5,7 milhões de acessos. De acordo com o instituto alemão Statista, o faturamento da indústria de telecomunicações relacionada ao 5G deve superar os US$ 342 bilhões neste ano, indicando o crescimento acelerado desse setor. Com esse crescimento, os chief information officers (CIO) têm o papel ...

Artigo atualizado em 29/08/2023 07:24.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica