Publicado em 26 set 2023

A avaliação do pessoal para monitorar as máquinas usando a termografia

Redação

Há orientações específicas sobre a interpretação de termogramas infravermelhos como parte de um programa de monitoramento de condição e diagnóstico das máquinas. A termografia pode ser usada para identificar e documentar anomalias para fins de monitoramento da condição das máquinas. Essas anomalias geralmente são causadas por mecanismos como operação, lubrificação inadequada, desalinhamento, componentes desgastados ou anomalias de carga mecânica. A termografia infravermelha baseia-se na medição da distribuição da energia térmica radiante (calor) emitida a partir de uma superfície alvo e na conversão disso em um mapa de diferenças de intensidade de radiação (mapa de temperatura de superfície) ou termograma. O termógrafo, portanto, requer uma compreensão de calor, temperatura e os vários tipos de transferência de calor como pré-requisitos essenciais ao realizar um programa desse tipo. A energia térmica está presente no funcionamento de todas as máquinas, podendo ser na forma de fricção ou perdas de energia, como uma propriedade do meio do processo, produzida pelo próprio processo real ou qualquer combinação dos mesmos. Como resultado, a temperatura pode ser um parâmetro chave para monitorar o desempenho das máquinas, a condição das máquinas e o diagnóstico de problemas nas máquinas. Embora útil, o processo tem uma limitação em que a detecção radiométrica é suscetível a erros inaceitáveis quando usado na maioria das superfícies de baixa emissividade. Existem parâmetros normativos para a qualificação e avaliação do pessoal que realiza o monitoramento e o diagnóstico de condições de máquinas, usando termografia infravermelha. Um certificado ou declaração de conformidade pode fornecer o reconhecimento das qualificações e competências de indivíduos para realizar medições e análises térmicas para monitoramento de condição de máquinas usando equipamento de imagem térmica portátil. Este procedimento pode não se aplicar aos equipamentos especializados ou a outras situações específicas.

Da Redação – 

Como um método de medição de distribuição de temperatura sem contato, a termografia infravermelha emergiu como uma ferramenta indispensável no monitoramento de condições e no diagnóstico de falhas de equipamentos com base nos valores absolutos e relativos de temperatura. A inspeção manual de falhas, como um método de avaliação baseado em experiências de especialistas, formou um esquema técnico maduro com um grande número de casos de aplicação.

No entanto, a eficiência e a precisão da inspeção manual de falhas estão sendo desafiadas pelo rápido crescimento do número de equipamentos disponíveis. A situação está melhorando com o avanço da técnica de processamento de imagem. O diagnóstico de falhas assistido por máquina fornece um novo método para ajudar os seres humanos a concluir o diagnóstico de falhas sob a intervenção do conhecimento humano prévio.

No entanto, as limitações das imagens infravermelhas trazem desafios para o processamento da análise de imagens, especialmente a detecção de alvos. Em busca do diagnóstico automático de falhas, algoritmos de aprendizado profundo são introduzidos para alcan...

Artigo atualizado em 26/09/2023 05:56.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica