Publicado em 21 nov 2023

Derrubando os mitos sobre o metaverso industrial

Redação

Para alguns, a realidade virtual é apenas tecnologia dentro do metaverso industrial. Outros incluem a realidade aumentada, a computação em nuvem, a internet das coisas (IoT) e a inteligência artificial (IA). Embora ainda esteja sendo definido, o metaverso industrial é um ambiente digital colaborativo e imersivo que os usuários podem controlar e desenvolver. Ele combina os mundos físico e digital para apoiar a inovação em setores como manufatura, energia e infraestrutura. Da modelagem e prototipagem de novos projetos a simulações de implantações físicas e o uso da realidade estendida no campo, o metaverso industrial incorporará muitas tecnologias diferentes para suportar uma ampla gama de casos de uso.

Rob McGreevy – 

Para alguns, o metaverso parece ter tido o ciclo hype mais curto do que qualquer nova tecnologia até hoje. Embora algumas grandes marcas tenham mudado sua abordagem para se concentrar em outros objetivos, aplicações práticas em torno de tecnologias fundamentais do metaverso já estão entregando resultados no mundo corporativo. A McKinsey, por exemplo, estima que o metaverso pode ser responsável por movimentar cerca de US$ 5 trilhões até 2030.

A confusão surge porque o metaverso e suas aplicações ainda estão evoluindo. Foram necessários vários anos para que algumas pessoas entendessem os inúmeros usos da internet e da rede mundial de computadores. De modo similar, o metaverso continua difícil de ser definido para o público em geral.

No mundo dos negócios, no entanto, o potencial do metaverso industrial já é perceptível e seu desenvolvimento não desacelerou. As empresas experimentarão esse metaverso industrial como um mundo sempre disponível, no qual fábricas, máquinas, dados e pessoas reais estão conectados de maneiras virtuais. E os primeiros a colher seus benefícios serão os negócios digitais. Dito ...

Artigo atualizado em 02/01/2024 05:53.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica