Publicado em 04 nov 2025

As causas da doença de Huntington

Redação

A doença de Huntington é neurodegenerativa hereditária rara que causa a deterioração das células nervosas do cérebro. Ela afeta os movimentos, a capacidade de raciocínio e a saúde mental, levando a movimentos involuntários (coreia), problemas de memória, irritabilidade, depressão e, eventualmente, demência. O diagnóstico é feito através de histórico familiar, sintomas, exames de imagem e, principalmente, um exame genético.

A doença de Huntington é uma condição neurodegenerativa progressiva que resulta de mutações no gene HTT, localizado no cromossomo 4. Essa mutação é caracterizada pela expansão de repetições do trinucleotídeo CAG, que leva à produção de uma proteína huntingtina anormal.

A presença de 40 ou mais repetições de CAG é geralmente associada ao desenvolvimento da doença, enquanto repetições entre 36 e 39 podem ser parcialmente penetrantes, podendo ou não levar à manifestação da doença. Ela é herdada de forma autossômica dominante, o que significa que uma única cópia do gene mutado é suficiente para causar a doença.

Um indivíduo afetado geralmente herda o gene alterado de um dos pais. O número de repetições de CAG tende a aumentar ao longo das gerações, um fenômeno conhecido como antecipação, onde um maior número de repetições está associado a um início mais precoce dos sintomas.

A maioria das pessoas desenvolve a doença entre os 35 e 55 anos, mas também existem formas juvenis que podem se manifestar na infância ou adolescência. Os sintomas incluem movimentos involuntários (coreia), problemas emocionais e declínio nas habilidades cognitivas.

À medida que a doença progride, os indivíduos podem ter dificuldades para andar, falar e engolir, além de mudanças na personalidade e raciocínio. Conforme o NIH: Huntington's disease, a doença de Huntington é um distúrbio cerebral progressivo que causa movimentos involuntários, problemas emocionais e perda da capacidade de raciocínio (cognição).

A doença de Huntington de início na idade adulta, a forma mais comum dessa doença, geralmente aparece entre os 30 e 40 anos de idade. Os primeiros sinais e sintomas podem incluir irritabilidade, depressão, pequenos movimentos involuntários, falta de coordenação e dificuldade em aprender novas informações ou tomar decisões.

Muitas pessoas com a doença de Huntington desenvolvem movimentos involuntários de contração ou espasmos, conhecidos como coreia. À medida que a doença progride, esses movimentos tornam-se mais pronunciados.

Os indivíduos afetados podem ter dificuldade para andar, falar e engolir. Pessoas com essa doença também experimentam mudanças na personalidade e um declínio nas habilidades de pensamento e raciocínio.

Indivíduos com a forma de início na idade adulta da doença de Huntington geralmente vivem cerca de 15 a 20 anos após o início dos sinais e sintomas. Uma forma menos comum da doença de Huntington, conhecida como forma juvenil, começa na infância ou adolescência.

Ela também envolve problemas de movimento e alterações mentais e emocionais. Sinais adicionais da forma juvenil incluem movimentos lentos, falta de jeito, quedas frequentes, rigidez, fala arrastada e salivação excessiva.

O desempenho escolar diminui à medida que as habilidades de pensamento e raciocínio são prejudicadas. Convulsões ocorrem em 30% a 50% das crianças com essa condição.

A doença de Huntington juvenil tende a progredir mais rapidamente do que a forma de início na idade adulta; os indivíduos afetados geralmente vivem de 10 a 15 anos após o aparecimento dos sinais e sintomas. Ela afeta cerca de 3 a 7 em cada 100.000 pessoas de ascendência europeia.

A doença parece ser menos comum em algumas outras populações, incluindo pessoas de ascendência japonesa, chinesa e africana. As variantes (também chamadas de mutações) no gene HTT causam a doença de Huntington.

O gene HTT fornece instruções para a produção de uma proteína chamada huntingtina. Embora a função dessa proteína não seja totalmente compreendida, ela parece desempenhar um papel importante nas células nervosas (neurônios) do cérebro.

Artigo atualizado em 30/10/2025 08:16.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica