Publicado em 16 dez 2025

As orientações normativas sobre a governança de investimentos habilitados por TI

Redação

A tecnologia da informação (TI) suporta as principais funções de todas as organizações, sustenta a base de quase todas as atividades de negócios e faz interface com clientes e outras partes interessadas. Os investimentos em capacitação de TI e a contribuição da TI para a capacidade de negócios e para o desempenho da organização exercem um papel significativo na realização de planos estratégicos e na entrega de valor comercial. A governança eficaz dos investimentos habilitados por TI fornecerá uma melhor compreensão de suas obrigações e como o valor é obtido para apoiar as oportunidades de negócios da organização e mitigar adequadamente os riscos organizacionais. Os riscos incluem, por exemplo, falha em fornecer os recursos necessários, falha no alcance dos benefícios esperados pelo negócio, impacto resultando em, por exemplo, disrupções no negócio, descumprimento de obrigações legais, não conformidade regulatória, falhas de segurança, perda de dados e tempo de inatividade. A governança eficaz atua de forma proativa na prevenção ou mitigação dos aspectos de TI desses riscos, por exemplo, ao lidar com períodos prolongados de subinvestimento. As orientações normativas sobre a governança de investimentos habilitados por TI para o órgão de governança de todas as formas de organizações, sejam elas privadas, públicas ou entidades governamentais, e se aplica igualmente, independentemente do tamanho da organização ou de seu setor ou indústria. Os termos negócio e resultado de negócio, ao longo deste documento, abrangem todas as formas de organização abrangidas por este documento. Este documento também fornece orientação para outras partes que interagem com órgãos de governança, como pessoal do projeto, contadores, consultores de gestão, gerentes de portfólio de investimentos e equipe de suporte à governança.

Da Redação – 

Em linhas gerais, a governança de TI é uma estrutura que orienta e controla o uso da tecnologia da informação para alinhá-la aos objetivos de negócios de uma organização, gerenciar riscos e gerar valor. Ela fornece as estruturas, os processos e as responsabilidades de tomada de decisão para garantir que os investimentos em TI apoiem os objetivos estratégicos, otimizem a utilização de recursos e atendam aos requisitos regulatórios. Isso inclui componentes-chave como alinhamento estratégico, gestão de riscos, medição de desempenho e gestão de recursos.

É responsabilidade de cada organização identificar individualmente as ações específicas necessárias para aplicar os princípios, levando em consideração a natureza e a estrutura da organização, bem como a natureza e o tipo de investimento habilitado por TI. As implicações da aplicação dos princípios para o órgão de governança são pertinentes para os investimentos com os quais ele decidiu manter o envolvimento.

Quando o órgão de governança delegar autoridade de tomada de decisão e responsabilizar a direção, essas implicações podem ser mais pertinentes para ...

Artigo atualizado em 09/12/2025 01:14.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica