Publicado em 03 jul 2018

A revisão da NBR 5410 – Instalações elétricas de baixa tensão

Redação

O processo de revisão tem como texto base a atual NBR 5410:2004, a qual já possui requisitos complementares aos originais da IEC 60364 da versão anterior, considerados adequados à realidade brasileira e ao consenso da comissão nacional.

Eduardo Daniel -

Electrical installations

No caso específico da norma de instalações elétricas de baixa tensão, desde a publicação da primeira edição na década de 1940, foram publicadas seis revisões da norma, a mais recente e em vigor, em 2004. As duas primeiras edições foram baseadas nos requisitos americanos do National Electrical Code – NEC e somente a versão de 1980 foi então baseada nos requisitos da Norma internacional da IEC – International Electrotechnical Commission, IEC 60364 – Electrical Installations in Buildings.

O atual processo de revisão tem como texto base a atual NBR 5410:2004, a qual já possui requisitos complementares aos originais da IEC 60364 da versão anterior, considerados adequados à nossa realidade e ao consenso da comissão nacional. Há três entradas que são analisadas pelos membros da Comissão de Estudos. A primeira é a tradução do texto 2009 da IEC 60364 em suas partes correspondentes, a segunda são as novas contribuições dos participantes da comissão considerando requisitos adicionais ou modificados e a terceira são as sugestões de melhoria de texto que a Comissão já tinha planejado em relação à versão 2004.

Com a publicação de edições mais recentes dos documentos da IEC, foi necessário iniciar também a revisão da no...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica