Publicado em 25 fev 2020

A Qualidade das cintas têxteis para amarração de cargas

Redação

A cinta para amarração de carga é essencial para a fixação das cargas nos veículos de transporte. De maneira simplificada, pode-se dizer que a amarração serve para evitar que a carga tombe ou deslize. Normalmente, é produzida a partir de poliéster, são flexíveis e leves, a sua performance é realizada para obter alta resistência e estabilidade para o transporte de materiais. A cinta de amarração de cargas é um acessório que auxilia na utilização em elevação de cargas de transportes de equipamentos e materiais em cargas. É por meio disso que é realizado a segurança, praticidade e facilidade para quem está utilizando. Possui características de fibras têxteis , na qual proporciona imunidade a degradação natural, tendo resistência a produtos ácidos, impossibilitando acidentes como propagação de incêndio. Pode ser utilizada com ganchos e catracas, etc., auxiliando em todo o processo de tornar as cargas transportadas estáveis. Deve-se conhecer os requisitos mínimos do conjunto de amarração, visando o dimensionamento correto da amarração para o transporte seguro de cargas, via rodoviário, ferroviário, fluvial ou marítimo ou em combinações correspondentes.

cinta2Da Redação –

No caso do transporte rodoviário, por exemplo, se a carga da carroceria não estiver bem fixa, as chances de deslizar são bem altas, tanto lateralmente, quanto para frente ou para trás, de acordo com as forças de deslocamento durante o transporte. As cargas sofrem com as forças de deslocamento no mesmo momento, independente da velocidade do veículo ou peso da carga.



Se duas cargas de madeira, por exemplo, estiverem soltas, pesando 100 kg ou 1.000 kg, elas tendem a se deslocar ao mesmo tempo e na mesma direção. Quando o caminhão de transporte freia, a carga recebe todo o esforço, o que a faz deslocar para a frente. Também existem os esforços laterais nas curvas e os esforços para trás durante as arrancadas.

Por isso a amarração é tão importante: para assegurar que a carga se mantenha fixa de tal maneira que, mesmo em situações adversas, ela se mantenha imóvel na carroceria do caminhão. Deve-se estabelecer os cálculos, os co...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica