Publicado em 14 Apr 2020

Baixa visibilidade sobre a TI pode emperrar a transformação digital

Redação

Se o sucesso de uma empresa está fundamentado no que vem sendo chamado de transformação digital, algumas considerações sobre o tema são necessárias, uma vez que o digital é relevante para o sucesso, mas muitas pedras se colocam no caminho sem que o gestor de TI consiga identificar.

Marco Catunda - 

Para as empresas que entram agora no mercado, as chamadas startups, a jornada da transformação digital tem sido menos dolorosa porque começam sem os muitos entraves enfrentados pelas empresas tradicionais, com suas redes corporativas complexas e muitas vezes altamente burocráticas e engessadas, reunindo uma enorme quantidade de sistemas e aplicações complexas e sem conectividade entre si. Para as empresas estabelecidas há algum tempo, virar a chave para o digital pode ser uma tarefa muito difícil e sem os resultados esperados.

Devemos entender que a startup não é apenas uma empresa de tecnologia, mas é qualquer empresa que começa agora, em qualquer setor da atividade econômica. Se o sucesso de uma empresa está fundamentado no que vem sendo chamado de transformação digital, algumas considerações sobre o tema são necessárias, uma vez que o digital é relevante para o sucesso, mas muitas pedras se colocam no caminho sem que o gestor de TI consiga identificar.

Por definição, a transformação digital é o uso da tecnologia digital para a execução dos processos cotidianos com maior eficiência e ela vem acontecendo desde há alguns 40 anos, com o surgimento dos birôs de serviços (escritórios de informática) que realizavam serviços digitais de alguns serviços, como contabilidade, folha de pagamento, contas a pagar e receber, entre outros. Poucos anos depois vieram os primeiros microcomputadores (PC), os quais abriram mercado ...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica