Publicado em 02 jun 2020

O envidraçamento plástico em automóveis

Redação

Cada vez mais os componentes plásticos estão presentes nos veículos automotores, pois Os componentes de plástico pesam 50% menos que materiais similares, significando de 25 a 30% de aumento na autonomia do veículo. E para cada 1 kg mais leve, 20 kg a menos de CO2 são emitidos na atmosfera durante a vida útil do veículo. O material plástico oferece vantagens como sua versatilidade para um design inovador e, ao mesmo tempo, a absorção de energia, contribuindo com a segurança dos passageiros, atributos de absorção de impacto nos para-choques, sistemas que evitam riscos de explosão nos tanques de combustível, cinto de segurança, airbag e outros acessórios de segurança, como a cadeirinha para crianças, fazem do plástico o material essencial para criar veículos cada vez mais seguros. Conheça os materiais plásticos flexíveis e rígidos aplicados no envidraçamento lateral, vigia traseiro, quebra-vento e teto solar de veículos rodoviários, exceto para-brisas, empregados em veículos automotores e os respectivos métodos de ensaio para sua avaliação.

Da Redação – 

Atualmente, são vários os polímeros empregados na fabricação de peças de carros. Por exemplo, o polietileno de alta densidade (PEAD) apresenta boa resistência ao calor e a solventes, baixa permeabilidade, boa processabilidade e baixo custo, podendo ser aplicado na bombona de reserva, caixa de triângulo de emergência, proteção anticascalho, reservatório de água do para-brisa, sistema de distribuição de combustível e tanque de combustível. O policarbonato (PC) apresenta excelente transparência, alta resistência ao impacto, boa estabilidade dimensional, boas propriedades elétricas, boa resistências às intempéries, resistência à chama, capacidade de refletir a luz e estabilidade a radiações ultravioletas. Pode ser aplicado em faróis, lanternas, painel de instrumentos.

A poliamidas (PA) possuem boa resistência à tração, alta temperatura e excelente estabilidade dimensional, podendo ser aplicadas nos dutos de captação de ar, engrenagens, conectores do sistema de injeção e sistema de freio de estacionamento. O poli (metacrilato de metila) (PMMA) tem boa transparência e resistência ao impacto e às intempéries, sendo aplicado em fibra ótica e lanternas.

O poli (tereftalato de etileno) (PET) possui alta resistência mecânica, térmica e química, boa transparência e impermeabilidade, sendo aplicado na carcaça de bombas do limpador de para-brisas e de componentes elétricos. O polipropileno (PP) tem alta resistência mecânica e quím...

Artigo atualizado em 02/06/2020 06:04.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica