Publicado em 09 jun 2020

A gestão de metadados para documentos de arquivo

Redação

Os metadados para o gerenciamento de documentos de arquivo é a informação estruturada ou semiestruturada que permite a definição, o gerenciamento e o uso de documentos de arquivo ao longo do tempo, dentro e entre domínios. Os metadados para gerenciamento de documentos de arquivo devem estar sujeitos a decisões de avaliação. Essas decisões de avaliação determinam não apenas quais metadados devem ser capturados sobre os documentos de arquivo, mas quanto tempo os metadados devem ser retidos e quando, em relação aos documentos de arquivo, alguns ou todos eles podem ser destruídos ou gerenciados separadamente para o objeto de documentos de arquivo. Deve-se definir um modelo para os elementos de metadados consistentes com os princípios e as considerações de implementação e o propósito deste modelo é permitir a descrição padronizada de documentos de arquivo e entidades contextuais críticas para documentos de arquivo.

Da Redação – 

Algumas vezes chamados de metainformações, os metadados são basicamente as informações sobre os dados ou o resumo deles que favorecem o seu entendimento e a sua utilização. Pode-se dizer que os metadados são uma ajuda extra para se entender e interpretar os dados digitais. São as informações geradas como um índice que ajudam a encontrar os arquivos que se precisa. São os dados sobre dados. É a catalogação do dado ou a descrição do recurso eletrônico.

Eles podem ser encontrados em documentos informatizados, quando se escreve qualquer informação em pdf ou doc, por exemplo, são originados os metadados: o nome de quem criou o arquivo, a data e hora da criação, as informações sobre a modificação do arquivo, o título e o local de salvamento. Em fotos, pois quando se mostra uma foto podem ser originadas as informações sobre horário e data do acontecimento registrado.

Algumas câmeras digitais e celulares configuram a foto com a localização geográfica, gerando esse metadado para a imagem. Deve-se lembrar que as tags são as palavras-chaves encontradas em um artigo na internet, é como se fosse uma etiqueta que ajuda a localizar o assunto desejado.

No ambiente eletrônico, as decisões sobre os documentos de arquivo e metadados para seu gerenciamento podem ser feitas em um grau de granularidade não possível no mundo do papel. Assim, por exemplo, os metadados de ponto de captura, feitos sob medida, podem ser destinados a sere...

Artigo atualizado em 09/06/2020 05:33.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica