Publicado em 23 jun 2020

A normalização em relação aos efluentes gasosos

Redação

Os efluentes gasosos são rejeitos produzidos a partir de reações químicas em processos industriais de combustão, onde se encontram vários constituintes poluentes — entre eles, os mais preocupantes são os óxidos de nitrogênio (NO e NO2 – NOx) e os compostos de enxofre (SOx). A principal ação desses gases no ser humano é o ataque às vias respiratórias. Já na atmosfera, os óxidos de nitrogênio e compostos do enxofre dão origem aos ácidos nítrico e sulfúrico, sendo os principais componentes da chuva ácida. Além disso, o NOx participa de complexas reações na atmosfera terrestre que levam a formação do smog fotoquímico — atmosfera negro amarronzada constituída pelo ozônio (O3) e outras substâncias de forte ação oxidante. Na estratosfera, o NOx ataca a camada de ozônio em conjunto a outros gases, contribuindo para o aquecimento global. Conheça as normas técnicas que buscam determinar e quantificar os efluentes gasosos.

Hayrton Rodrigues do Prado Filho – 

As indústrias e o veículos contribuem como um fator decisivo para o agravamento da poluição do ar nas grandes cidades do mundo, com uma gama enorme de gases e partículas lançadas na atmosfera. Por isso, os problemas de poluição do ar nas cidades são grandes, pois enormes quantidades de poluentes estão constantemente sendo lançadas no ar, não permitindo que estes sejam convenientemente dispersos.

Com um aumento de concentrações de gases nocivos e partículas na atmosfera, não há condições de espalhamento, e o ar se torna nocivo às pessoas, ou seja, quando não existe a autodepuração do ar, este passa a ser prejudicial ao bem-estar e à saúde. Cerca de 100 milhões de pessoas em cidades latino-americanas respiram um ar que não atende aos padrões de qualidade estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde.

Outras 123 milhões, nos Estados Unidos e Canadá, sofrem com um ar que não alcança os níveis de qualidade estabelecidos pela legislação desses países. A poluição atmosférica significa a presença no ar de um ou mais contaminantes ou combinação em tais quantidades e em tal duração que sejam ou venham a ser perniciosas ao homem, plantas, vida animal ou à propriedade.

A prevenção e o tratamento de efluentes gasosos garantem que a sua ação na atmosfera seja nul...

Artigo atualizado em 23/06/2020 05:05.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica