Publicado em 04 mai 2021

Como fazer uma migração segura para a nuvem na transformação digital

Redação

Deve-se entender o quão crítico se tornou o cuidado com as máquinas e servidores conectados à internet, sejam eles na nuvem ou não. Um erro muito comum é apostar na segurança por obscuridade, que é basicamente realizar a migração sem nenhuma proteção no ambiente de nuvem e torcer para que nada de ruim aconteça. Pode parecer uma atitude irracional, mas é algo ao qual empresas têm se arriscado para evitar um investimento extra para realizar a migração - e, em alguns casos, pode até inviabilizar o projeto. Um dos argumentos para assegurar a sucesso de uma migração com segurança é o aumento na eficiência operacional que uma solução correta para trazer para a equipe de TI. As tecnologias desenhadas para ambientes em nuvem irão automatizar todo o processo de proteção sempre que o profissional criar um ambiente novo, seja uma máquina, um servidor de aplicação ou de armazenamento.

Cláudio Martinelli – 

A pandemia acelerou a transformação digital de forma inimaginável. Neste momento, empresas que ainda não haviam iniciado operações na nuvem estão realizando esta migração. E diante desse cenário, o cibercrime emerge como uma das principais ameaças. Ainda que não seja uma questão nova, ela nunca esteve tão forte quanto neste período de transição.

Levantamento da Kaspersky mostra, por exemplo, que, em 2020, os ataques de força bruta ao protocolo de acesso remoto RDP cresceram 235% no Brasil. Apesar do nome complicado, a mecânica é simples: criminosos testam infinitas combinações de senhas até conseguir acesso à rede corporativa.

Ataques de ransomware que paralisaram empresas no último ano usam este golpe para iniciar a infecção dos sistemas, Riuky e Egregor são dois exemplos. Por isso, ressalto o quão crítico se tornou o cuidado com as máquinas e servidores conectados à internet, sejam eles na nuvem ou não.

Um erro muito comum é apostar na segurança por obscuridade, que é basicamente realizar a migração sem nenhuma proteção no ambiente de nuvem e torcer para que nada de ruim aconteça. Pode...

Artigo atualizado em 30/04/2021 12:19.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica