Publicado em 14 Sep 2021

Os playgrounds inclusivos devem ser projetados de acordo com a norma técnica

Redação

A área de playground inclusiva é um espaço projetado para equipamentos lúdicos construídos para atividades físicas de crianças com deficiência ou não. Dessa forma, é muito importante se considerar as necessidades das pessoas durante o processo de design, na concepção de novos produtos. Caso isso não ocorra, pode faltar adequabilidade do produto em relação ao usuário, onde o design inclusivo gera a incapacidade de usar o produto, serviço ou facilidade ocorre porque as necessidades de pessoas, experiências motoras, deficiências sensoriais e cognitivas não foram levadas em conta durante o projeto. Por isso é importante seguir etapas no processo para conceber projetos acessíveis. Um dos argumentos mais convincentes em favor do projeto de acessibilidade é que um design acessível é muitas vezes um bom projeto. É importante notar que esta proposição não é apenas um resultado direto de um produto ser acessível. É um resultado dos métodos e práticas que conduzem ao produto se tornar acessível. A ergonomia nos projetos para pessoas com deficiência tem uma importância fundamental, visto que esses projetos devem ser criativos, mas também atender as necessidades específicas dos usuários, levando em consideração a antropometria, garantindo o conforto e bem estar de quem os usa. As intervenções e pesquisas em ergonomia utilizam métodos e técnicas propostas pelas engenharias e ciências sociais. Assim, esta ciência servirá como aporte no desenvolvimento de projetos inclusivos, que considerem os fatores humanos, suas diferenças, capacidades, limitações e dimensões corporais. Durante esse processo a ergonomia deve participar em todas as etapas que consiste em analisar e descrever as tarefas, elaborar propostas e alternativas, visando a usabilidade, e contribuir para avaliar o produto do ponto de vista do usuário final. Quando se trata de compreender a antropometria da pessoa com deficiência a dificuldade se torna ainda maior. Nos estudos ergonômicos voltados para acessibilidade de pessoas com deficiência, é muito difícil encontrar padrões antropométricos que englobem várias faixas etárias e diferentes limitações motoras para o desenvolvimento de produtos. Não existe muitos dados sobre a antropometria de pessoas com deficiência de qualquer etnia. Encontram-se algumas informações sobre pessoas usuárias de cadeira de rodas, pois esse estudo encontra dificuldades devido às variáveis envolvidas. A quantidade de movimentos seria próxima daquelas de pessoas que não possuem li­mitações motoras, pois as dimensões para o alcance do usuário são determinadas a partir da soma das medidas do indivíduo mais a medida da cadeira, formando uma só medida. Ressalte-se, a partir desses levantamentos antropométricos, a necessidade de obtenção de informações mais precisas com uma coleta de dados diretamente com a população deficiente. Por isso, deve-se entender os requisitos para áreas de playgrounds inclusivos.

Da Redação – 

O projeto de um playground infantil permite intervir na reconfiguração de áreas urbanas, muitas vezes sem uma conotação arquitetônica e funcional clara, bem como equipar áreas dentro de parques verdes. As formas e os tipos de playground infantil podem ser inúmeros, variando de conceitos simples e tradicionais a espaços articulados, inovadores e inclusivos.

Normalmente, um playground infantil é um espaço equipado dedicado a lazer e atividade física para crianças de diferentes faixas etárias. É incluído em ambientes onde as crianças podem se divertir: parques públicos, pátios escolares, centros comerciais, restaurantes, praias, centros esportivos, etc. Geralmente, o projeto de um playground infantil permite uma liberdade de elaboração e criatividade. 

Os playgrounds inclusivos são áreas equipadas onde as crianças com deficiências físicas ou sensoriais podem brincar e se divertir em segurança, junto com outras crianças. São chamados de inclusivos para enfatizar o desejo de criar espaços e brinquedos utilizáveis não apenas por crianças com deficiência, mas também por crianças com todos os tipos de ha...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica