Publicado em 01 fev 2022

As áreas da tecnologia da informação vivem grandes desafios

Redação

O papel e o impacto da tecnologia na vida pessoal e profissional estão sempre crescendo. Compreender como as pessoas moldam a tecnologia e como a tecnologia molda as interações das pessoas entre si e com o mundo natural é importante não apenas para aqueles que pesquisam, desenvolvem e implementam novas tecnologias, mas também para todas as pessoas e organizações que precisam usar essas tecnologias em seu trabalho e vidas pessoais. Ela significa agir para atender a uma necessidade humana, em vez de meramente compreender o funcionamento do mundo natural, que é o objetivo da ciência. Sempre com muitos desafios.

Vivaldo José Breternitz – 

Há no Brasil a certeza de que é grande a carência de pessoal para a área de tecnologia da informação (TI) e de que esse problema não será resolvido a curto prazo. Nos Estados Unidos, a situação é similar e, agora, uma pesquisa da Pegasystems, importante empresa de software que também atua no Brasil, mostra que, naquele país, há outros fatores que tornam o cenário ainda mais preocupante, sendo muito possível que esses fatores estejam presentes também no Brasil.

A pesquisa ouviu executivos de TI e constatou que 56% deles não têm a certeza de que, nos próximos cinco anos, suas equipes estarão preparadas para trazer mudanças positivas às áreas em que atuam, enquanto 17% têm dúvidas significativas ou nenhuma confiança a respeito dessa capacidade. A Pegasystems diz acreditar que as constatações não são apenas um reflexo da falta de confiança dos executivos nas habilidades de suas equipes, mas sim resultados das mudanças contínuas de metas e da necessidade de as organizações adotarem novas tecnologias - e com elas, novos conhecimentos - rapidamente.

Esses executivos percebem que não há no horizo...

Artigo atualizado em 01/02/2022 06:03.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica