Publicado em 08 fev 2022

O marco ferroviário, a sustentabilidade e a sinalização vital e fail-safe

Redação

Ao entrar em vigor através de medida provisória, o Brasil deu um importante passo para o crescimento sustentável do setor com o chamado marco ferroviário. Com ajustes importantes a serem feitos, o marco ferroviário é um grande avanço. O Brasil está acertando o passo ao abrir caminho às ferrovias para um futuro mais competitivo, econômico e sustentável. Quanto às sinalizações ferroviárias, há muita confusão mesmo entre os profissionais da área ferroviária sobre os termos sinalização vital e sistemas fail-safe (falha segura). Não se trata exatamente de um tema complicado ou até mesmo de uma ciência de foguetes, porém há ainda muita dúvida e o entendimento completo do que significam não é assim tão óbvio.

Wilson Antunes – 

Não há quem questione que somos uma sociedade de consumo. Desde o começo do século 20, quando passamos a produzir mercadorias em grande volume, e de forma mais econômica, o consumo per capita só aumenta. Esse consumo tem por base a crescente demanda por produtos industrializados, que por sua vez precisam de matérias-primas a serem transportadas até as fábricas, que por sua vez necessitam depois transportar as mercadorias até os consumidores.

Quase 90% de todo esse transporte de cargas é feito por via marítima, que é o meio mais econômico entre todos. No entanto, a grande maioria da população não mora na costa brasileira, o que leva à necessidade de enviar tais cargas para dentro do continente.

Se pensarmos nas 12 maiores economias do mundo (EUA, China, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Índia, Itália, Brasil, Canadá, Coreia do Sul e Rússia) em termos de extensão territorial, veremos que apenas seis desses países são os maiores do mundo (EUA, China, Índia, Brasil, Canadá e Rússia, nessa ordem) e responsáveis pelas maiores malhas ferroviárias (Rússia, China, EUA, Índia, Canadá e Brasil, respectiv...

Artigo atualizado em 08/02/2022 05:19.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica