Publicado em 26 abr 2022

A gestão e a certificação de CDMS de produtos metroferroviários

Redação

Um programa de confiabilidade e manutenibilidade é um conjunto documentado de atividades, recursos e eventos, programados em cronogramas, para implementar a estrutura organizacional, responsabilidades, procedimentos, atividades, capacidades e recursos, que juntos assegurem que um item satisfará determinados requisitos de desempenho de confiabilidade e de desempenho de manutenibilidade, relevantes a um dado contrato ou projeto. Assim, o nível de integridade da segurança (SIL) é um entre alguns níveis discretos definidos para especificar os requisitos de integridade da segurança das funções de segurança a serem alocadas aos sistemas relacionados à segurança. O nível de integridade da segurança com número mais alto tem o maior nível de integridade da segurança. Como diretrizes gerais, para um projeto metroferroviário típico, aplica-se alguns fatores. Por exemplo, os requisitos são usualmente estabelecidos pelo cliente ou por uma entidade reguladora (legal) e a aprovação e a aceitação é similarmente efetuada pelo cliente ou pela entidade reguladora. As soluções, seus resultados e verificações são normalmente elaborados ou executados pela entidade contratante e a validação é normalmente executada em conjunto. Esta regra geral, entretanto, depende da relação contratual e legal entre as partes envolvidas. Tanto as operadoras metroferroviárias como os seus fornecedores metroferroviários devem implementar um processo que possibilite a implementação de uma abordagem consistente de gestão da confiabilidade, disponibilidade, manutenibilidade e segurança, denotadas pela sigla CDMS. Os processos para a especificação e demonstração dos requisitos de CDMS são os pilares de uma indústria metroferroviária com qualidade. Isso visa promover o entendimento e a abordagem comuns para a gestão de CDMS. Por isso, deve-se entender a especificação e a demonstração de CDMS para toda a aplicação metroferroviária e para todos os níveis desta aplicação, conforme apropriado, desde rotas metroferroviárias completas a grandes sistemas dentro de uma rota metroferroviária, e a subsistemas e componentes individuais e combinados dentro destes grandes sistemas, incluindo os que contêm softwares ou aplicativos.

Da Redação – 

Pode-se montar um roteiro de procedimento para um Programa de CDM/Plano de Segurança básicos e um exemplo de um programa básico de CDMS (Programa de CDM/Plano de Segurança). Existem, também, alguns métodos e ferramentas de gestão e análise de CDMS. É recomendado que o fornecedor estabeleça um Programa de CDMS que efetivamente facilite o atendimento aos requisitos de CDMS da aplicação em consideração. Os Programas de CDMS de projetos ou de requisitos de sistema similares de um fornecedor podem conduzir a um programa de CDMS padronizado que estabeleça uma Referência de CDMS de uma empresa.

Um exemplo de procedimento para elaboração de um Programa de CDMS básico é descrito a seguir. Deve-se definir o ciclo de vida apropriado que esteja de acordo com o processo de negócios da empresa. Como resultado, são estabelecidos o ciclo de vida ou as fases de projeto da empresa.

Deve-se alocar a cada fase do projeto, as atividades de CDM e de segurança a ela relacionadas, necessárias para que se tenha confiança no atendimento aos requisitos específicos do sistema e do projeto. Como resultado, são identificadas todas...

Artigo atualizado em 26/04/2022 06:39.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica