Publicado em 15 mar 2022

Desafiar um mercado não é simples, mas é o que impulsiona a inovação

Redação

A inovação não é apenas representada pela introdução ou implementação de novas ideias ou métodos. A definição ou significado de inovação pode ser definida como um processo que envolve as múltiplas atividades para descobrir novas maneiras de fazer as coisas. Não deve ser confundido com criação, pois pode ser definido como o ato de fazer, inventar ou produzir algo. No entanto, novas inovações podem ser realizadas com criatividade. As pessoas precisam pensar fora da caixa para criar melhorias incrementais. Neste momento, o mundo está posicionado em um ambiente de ritmo acelerado, onde a tecnologia está avançando e a globalização está aumentando. Isso significa que as distâncias ficam cada vez mais curtas e, como resultado, a concorrência está aumentando, as expectativas dos clientes são mais exigentes e é mais provável que ocorram interrupções na economia. Para uma empresa ou organização obter vantagens competitivas, ela deve ser capaz de se adaptar e inovar às tendências em mudança e às novas gerações. As inovações se aplicam à gestão e às organizações em todos os níveis, tamanhos e na operação em todos os setores.

Rodrigo Latini – 

Já faz alguns anos que a inovação e a transformação digital se tornaram palavras tão comuns que até mesmo parecem algo banal ou que já perdeu a essência inicial. Quando paro para pensar no real significado disso, sempre me questiono se o que está sendo proposto por uma marca está desafiando o mercado em que está inserido ou se é somente mais uma empresa se propondo a fazer algo igual, mas diferente.

Isso porque, para mim, inovação nada mais é do que ter a coragem de dizer ao mercado: as empresas estão fazendo errado e é preciso rever o propósito e a estratégia. Parece um pouco radical, mas a verdade é que o processo passa muitas vezes por brigar com o que vem há anos funcionando (mesmo que da maneira errada), para propor fazer de outra forma.

E como qualquer mudança social ou comportamental, pode ser dolorosa e, portanto, é um desafio que não é nada simples e exige coragem. Mas por que mexer em algo que está dando certo? Porque durante muitos anos, não nos propusemos a pensar no que realmente precisamos, desejamos ou necessitamos.

Não é muito distante pensarmos que as empresas só querem vend...

Artigo atualizado em 15/03/2022 06:16.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica