Publicado em 22 mar 2022

Os riscos à saúde resultantes de substâncias perigosas emitidas por máquinas

Redação

Quando se trata de uma máquina, a redução de risco pode ser alcançada pela eliminação dos perigos, seja individualmente ou simultaneamente, reduzindo cada um dos dois elementos que determinam o risco a eles associado, como a gravidade dos danos causados pelo perigo em questão; e a probabilidade de ocorrência desse dano. Todas as medidas de proteção destinadas a alcançar este objetivo devem ser aplicadas na seguinte sequência, definida como o método de três passos. O primeiro trata das medidas de segurança inerentes ao projeto que eliminam ou reduzem os riscos associados por meio de uma escolha apropriada das características de projeto da máquina em si, e/ou da interação entre as pessoas expostas e a máquina. Esta fase é a única em que os perigos podem ser eliminados, evitando assim a necessidade da adoção de medidas de proteção adicionais, como proteções de segurança ou medidas de proteção complementares. Para o passo 2, deve-se considerar a utilização prevista e o mau uso razoavelmente previsível, proteções e medidas de proteção complementares adequadamente selecionadas que devem ser usadas para reduzir o risco, quando não for possível eliminar o perigo, ou reduzir o seu risco associado de forma suficiente por meio de medidas de segurança inerentes ao projeto. Para o passo 3, ou a informação para uso, onde os riscos permanecerem, embora tenham sido consideradas medidas de segurança inerentes ao projeto, ou adotadas medidas de segurança complementares, os riscos residuais devem ser identificados nas informações de uso. As informações de uso devem incluir os procedimentos operacionais para a utilização da máquina compatíveis com a capacitação dos usuários da máquina ou outras pessoas que possam ser expostas aos perigos relacionados a ela; as recomendações de práticas de trabalho seguras para o uso das máquinas e os requisitos de treinamento necessários, descritos adequadamente; as informações suficientes, incluindo avisos de riscos residuais, para as diferentes fases da vida útil da máquina; a descrição de qualquer equipamento de proteção individual recomendado, incluindo detalhes sobre a sua necessidade, bem como o treinamento necessário para o seu uso. As informações de uso não podem ser consideradas como substituição a uma medida de segurança inerente ao projeto, proteções de segurança ou outra medida de segurança complementar. Além disso, deve-se entender os princípios para o controle dos riscos à saúde resultantes da emissão de substâncias perigosas por máquinas.

Da Redação – 

A segurança em máquinas segue alguns princípios básicos para a redução dos riscos de acidentes, como a identificação dos riscos, a eliminação e/ou redução dos riscos através de projetos específicos, o uso de proteções de segurança e o uso de práticas seguras de operação. Quando se projeta uma máquina, o conhecimento dos possíveis riscos mecânicos auxiliará os projetistas e os fabricantes do equipamento quando a geração de um risco não pode ser evitada, pode ainda ser possível reduzir o grau de risco que poderá ocorrer, por exemplo, através de redução de velocidades e esforços.

Quando o equipamento for projetado sem levar em consideração este aspecto, torna-se necessária a identificação e eliminação do risco. As modificações devem ser introduzidas mesmo que não sejam capazes de reduzir totalmente o risco.

Quando o risco não pode ser eliminado ou evitado, outras medidas para reduzir o risco de acidentes devem ser tomadas. Tais medidas podem incluir instalações de proteções e instruções para operação segura dos equipamentos.

A prevenção de acidentes depende da confiabilidade destas medidas. A não s...

Artigo atualizado em 23/03/2022 12:05.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica