Publicado em 06 dez 2022

Os parâmetros normativos na aplicação dos revestimentos de epóxi em tubo de aço

Redação

O revestimento fusion bonded epoxy (FBE) protege as superfícies dos tubos contra corrosão. O FBE é o epóxi em pó termicamente curável. As camadas duplas ou triplas de FBE podem até aumentar a resistência ao atrito e à abrasão. O revestimento FBE também é usado como a camada de primer em sistemas de revestimento PE/PP de três camadas. O pó de epóxi eletrostático é pulverizado em um tubo a uma temperatura tipicamente em torno de 220 a 235°C. Ao atingir a superfície do tubo quente, o pó epóxi derrete e forma uma camada uniforme de revestimento epóxi no tubo. Um revestimento FBE interno é usado para proteger as superfícies internas dos tubos de aço da influência da corrosão e dos impactos mecânicos leves e proporciona excelente resistência ao desbondamento catódico. O sistema interno FBE é baseado em um sistema de pulverização em pó epóxi, montado em uma lança. A lança se move através do tubo enquanto o pó epóxi é pulverizado na superfície interna do tubo. O tubo deve ser aquecido para que o pó epóxi derreta sobre o tubo. Após a aplicação do FBE, a camada requer cura. Pode ser aplicado a temperaturas de serviço de até 110 °C; a espessura típica é350 a 450 micrômetros. Uma segunda camada cria uma excelente resistência aos danos para o próprio gasoduto, mesmo sob as condições ambientais mais difíceis. Os usuários devem entender os requisitos normativos obrigatórios serem seguidos na aplicação e qualificação de revestimentos de epóxi em pó termicamente curado aplicados à superfície externa de tubos de aço previamente aquecidos, para proteção anticorrosiva, por meio de pistolas pulverizadoras eletrostáticas.

Da Redação – 

Para a aplicação do pó epóxi (sistemas 1A, 1B e 1C), o epóxi deve ser aplicado através de um equipamento pulverizador eletrostático ligado a um sistema de ar comprimido. O ar que alimenta o sistema de aplicação deve estar isento de água, óleo e quaisquer impurezas. O equipamento deve ser provido no mínimo de filtros separadores contendo sílica-gel e carvão ativado, para retirada de água e de óleo, respectivamente, ou de qualquer processo de secagem que garanta a pureza do ar. Não é permitida a reciclagem do epóxi em pó.

Para a aplicação em dupla camada (sistemas 2A, 2B e 2C), o pó epóxi (primeira ou segunda camadas) e o poliéster devem ser aplicados por meio de equipamentos pulverizadores eletrostáticos e leitos fluidizados independentes, ligados a um sistema de ar comprimido. O ar que alimenta o sistema de aplicação deve estar isento de água, óleo e quaisquer impurezas. Os equipamentos devem ser providos no mínimo de filtros separadores contendo sílica gel e carvão ativado, para retirada de água e de óleo, respectivamente, ou de qualquer processo de secagem que garanta a pureza do ar.

Sendo a segunda...

Artigo atualizado em 06/12/2022 05:17.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica