Publicado em 06 jan 2026

As causas médicas da labirintite

Redação

A labirintite é um distúrbio do ouvido interno que causa a inflamação do labirinto – região interna do ouvido ligada à audição, noção de equilíbrio e percepção de posição do corpo. As doenças do labirinto podem ser causadas por infecção viral ou bacteriana, e podem comprometer tanto o equilíbrio quanto a audição.

A labirintite pode ser causada por diversas condições médicas que afetam o labirinto, a parte do ouvido interno responsável pelo equilíbrio. As principais causas incluem: as infecções que podem desencadear a labirintite, como a gripe ou infecções do ouvido médio (otite média).

A doença de Ménière é caracterizada por episódios de vertigem, zumbido e perda auditiva, e está associada a alterações na pressão do fluido no labirinto. As lesões na cabeça podem danificar o labirinto, levando a episódios de vertigem e desequilíbrio.

Alguns medicamentos podem causar labirintite como efeito colateral, afetando a função do labirinto. Condições como diabetes e hipertensão podem afetar a circulação sanguínea e a saúde do labirinto.

As neoplasias que afetam o ouvido interno ou estruturas adjacentes podem causar labirintite. Algumas condições autoimunes podem levar a inflamações que afetam o labirinto.

A vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), embora não seja uma causa direta de labirintite, pode estar associada a episódios de vertigem que se assemelham aos sintomas da labirintite. Essas condições podem resultar em sintomas como vertigem, perda auditiva, zumbido e desequilíbrio.

A avaliação clínica detalhada é essencial para determinar a causa específica e o tratamento adequado. A doença costuma aparecer depois dos 40 anos e alguns fatores podem desencadeá-la, como, idade, diminuição ou excesso de açúcar no sangue (hipoglicemia ou diabetes), pressão alta (hipertensão), infecções do ouvido, uso de álcool, fumo, café, certos medicamentos, estresse e ansiedade.

O principal sintoma são tonturas e vertigens. Na vertigem, a sensação é que o ambiente gira ao redor do corpo, ou que o corpo roda em relação ao ambiente.

Na tontura, a sensação é de desequilíbrio, instabilidade, de pisar no vazio, de queda. A vertigem pode ser associada ou não a náuseas; vômitos; suor excessivo; alterações gastrointestinais; perda ou diminuição da audição; e zumbido. Há vários tipos de medicamentos que podem ser usados no tratamento da labirintite, mas só o médico otorrinolaringologista pode receitá-los, após avaliação do paciente.

Depois de descoberta a causa do problema e com o tratamento adequado, a doença pode desaparecer. A prevenção inclui as mudanças no estilo de vida que são fundamentais para prevenir as crises de labirintite. Algumas sugestões: evitar ingerir álcool, se beber, faça-o com muita moderação; não fumar; controlar os níveis de colesterol, triglicérides e a glicemia; optar por uma dieta saudável que ajude a manter o peso adequado e equilibrado; não deixar grandes intervalos entre uma refeição e outra; praticar atividade física; ingerir bastante líquido; não consumir bebidas gaseificadas que contêm quinino (como água tônica); e procurar administrar, da melhor forma possível, as crises de ansiedade e o estresse.

Artigo atualizado em 29/12/2025 11:57.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica