As causas médicas do cálculo biliar
Redação
Os cálculos biliares costumam ser compostos por colesterol cristalizado proveniente da bile. Eles se formam na vesícula biliar. Eles podem sair da vesícula biliar e se alojar no duto cístico, no duto biliar comum ou na ampola de Vater.

As causas médicas do cálculo biliar incluem uma variedade de condições que podem levar à formação de cálculos na vesícula biliar. As principais causas são a colestase intra e extra-hepática que pode resultar na formação de cálculos biliares.
As condições como doença hepática severa podem contribuir para a formação de cálculos e episódios frequentes de cólica biliar podem ser um indicativo de litíase biliar.
A inflamação aguda da vesícula biliar ou do trato biliar pode estar associada à formação de cálculos. A oclusão do ducto biliar comum ou do ducto cístico pode levar à formação de cálculos.
A redução na capacidade da vesícula biliar de se contrair adequadamente pode resultar em estase biliar e formação de cálculos. A presença de cálculos biliares calcificados, que são radiopacos, pode ser observada em alguns casos.
Essas condições podem ser influenciadas por fatores como dieta, obesidade, e condições metabólicas que afetam a composição da bile. Por isso, a maioria dos distúrbios da vesícula biliar e dos dutos biliares é provocada por cálculos biliares. Nos Estados Unidos, estima-se que 14% das pessoas com mais de 20 anos de idade tenham cálculos biliares.
Os cálculos na vesícula biliar (também chamado colelitíase), às vezes, passam pelos dutos biliares ou podem se formar neles. Os cálculos nos dutos biliares são denominados coledocolitíase. Eles, às vezes, bloqueiam um duto biliar.
A maioria dos cálculos biliares não causa sintomas. Porém, se sintomas ou outros problemas ocorrerem, é necessário tratar.
No mundo ocidental, o principal componente dos cálculos biliares é o colesterol, uma gordura (lipídio) que normalmente se dissolve na bile (mas não em água). Quando o fígado secreta colesterol em excesso, a bile fica saturada com colesterol.
O excesso forma partículas sólidas (cristais de colesterol). Esses cristais microscópicos se acumulam na vesícula biliar, onde se agrupam e formam os cálculos biliares.
Outros tipos de cálculos biliares se formam da mesma maneira, mas as partículas sólidas são compostas de cálcio ou bilirrubina (o principal pigmento na bile). Os cálculos compostos por bilirrubina, denominados cálculos pigmentados, são pretos (formados na vesícula biliar) ou marrons (formados nos dutos biliares).
Os cálculos podem permanecer na vesícula biliar ou passar para os dutos biliares. Os cálculos podem bloquear o duto cístico, o duto biliar comum ou a ampola de Vater (ponto de encontro entre o duto biliar comum e o duto pancreático). A maioria dos cálculos de colesterol nos canais biliares é proveniente da vesícula biliar.