Publicado em 04 fev 2020

A Qualidade da impermeabilização

Redação

A impermeabilização é a formação de uma barreira impermeável sobre superfícies de fundações, telhados, paredes e outros elementos estruturais de uma edificação para impedir a penetração de água através delas. Pode ter variadas definições dependendo do seu tipo. A impermeabilização é o conjunto de operações e técnicas construtivas (serviços), composto por uma ou mais camadas, que tem por finalidade proteger as construções contra a ação deletéria de fluidos, de vapores e da umidade. A impermeabilização aderida é o conjunto de materiais ou produtos aplicáveis às partes construtivas, totalmente aderidos ao substrato. A flexível é o conjunto de materiais ou produtos que apresentam características de flexibilidade compatíveis e aplicáveis às partes construtivas sujeitas à movimentação do elemento construtivo. Para ser caracterizada como flexível, a camada impermeável deve ser submetida a ensaio específico. A não aderida é o conjunto de materiais ou produtos aplicáveis às partes construtivas, totalmente não aderidos ao substrato e a parcialmente aderida é o conjunto de materiais ou produtos aplicáveis às partes construtivas, parcialmente aderidos ao substrato. A impermeabilização rígida é o conjunto de materiais ou produtos que não apresentam características de flexibilidade compatíveis e aplicáveis às partes construtivas não sujeitas à movimentação do elemento construtivo Deve-se entender as recomendações relativas à seleção e projeto de impermeabilização, para que sejam atendidos os requisitos mínimos de proteção da construção contra a passagem de fluidos, além das recomendações relativas à sua execução para que sejam atendidas as condições mínimas de proteção da construção contra a passagem de fluidos, bem como a salubridade, segurança e conforto do usuário.

impemeabilização2

Hayrton Rodrigues do Prado Filho - 

Após a integridade estrutural, um fator muito importante na construção civil é a impermeabilização que protege contra a intrusão de água com o objetivo de manter a durabilidade estrutural a longo prazo, a proteção da superfície, a prevenção do acúmulo de mofo e bolor devido à umidade e, finalmente, o conforto dos ocupantes nos edifícios. Os sistemas e tratamentos de impermeabilização exteriores são ideais para regiões caracterizadas por altos níveis de umidade relativa.

 



Segundo os especialistas, esses sistemas e materiais devem evitar acúmulo de umidade nas paredes; a umidade da atmosfera, o vapor liberado pelo solo ou a água da chuva pode entrar nas paredes e viajar através de estruturas, afetando acabamentos internos; penetre em rachaduras, preenchendo e vedando vazios contra água e umidade; proporcionam um acabamento impermeável à superfície das paredes, aumentando sua resistência à umidade e à penetração de água.

O ...

Artigo atualizado em 04/05/2020 04:04.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica