Publicado em 09 Mar 2021

Retrofit aumenta a produtividade de instalações industriais a um baixo custo

Redação

O modelo permite atualizar equipamentos, processos e acompanhar as novas tecnologias do mercado. Entre os benefícios da adoção do retrofit em instalações industriais, estão: novas formas de monitoramento do processo, redução de tempo de paradas de equipamentos e linhas de produção, fácil alteração de layout ou produto, redução de espaço, economia de energia, além da redução de custos de equipamentos descontinuados.

Laus Henrique Sabino dos Santos –

Nos diversos setores da indústria, a prática de retrofit de equipamentos, linhas de produção ou processos vem ganhando força por conta dos vários benefícios percebidos ao substituir, adicionar ou adequar máquinas antigas, instalando dispositivos de automação que acompanhem as novas tecnologias do mercado. Entre os benefícios da adoção do retrofit em instalações industriais, estão: novas formas de monitoramento do processo, redução de tempo de paradas de equipamentos e linhas de produção, fácil alteração de layout ou produto, redução de espaço, economia de energia, além da redução de custos de equipamentos descontinuados.

Tudo isso resulta em um aumento geral da produtividade, que varia de acordo com o segmento e tipo de instalação, e principalmente, idade do equipamento ou da linha. Além do aumento de produtividade, também podemos estimar reduções de custo, espaço, vida útil, entre outras análises, quando temos o histórico do processo e um bom planejamento das alterações futuras.

Desde o final de 2010, tivemos um grande aumento no retrofit de equipamentos visando a adequação à NR12, nor...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica