Publicado em 03 Aug 2021

As informações ambientais quantitativas para a gestão ambiental

Redação

A informação ambiental inclui fatores quantitativos e qualitativos que descrevem o estado do ambiente e suas mudanças e a informação ambiental quantitativa é geralmente produzida na forma de dados, estatísticas e indicadores que é, geralmente, é disseminada por meio de bancos de dados, planilhas, compêndios e anuários. As informações quantitativas são os dados quantitativos que foram processados ou analisados para serem relevantes para um propósito ou objetivo específico. Os dados quantitativos podem ser originados de fontes primárias ou secundárias. As informações ambientais qualitativas consistem em descrições textuais ou pictóricas do ambiente ou de suas partes constituintes que não podem ser adequadamente representadas por descritores quantitativos precisos. As informações ambientais geograficamente referenciadas fornecem os fatos sobre o meio ambiente e seus componentes usando mapas digitais, imagens de satélite e outras fontes vinculadas a um local ou recurso de mapa. As informações ambientais incluem informações sobre vários processos ambientais. O estado dos elementos ambientais, como ar, água, solo, terra e paisagens, sítios naturais, áreas costeiras e marinhas e diversidade biológica e seus componentes (incluindo organismos geneticamente modificados). O levantamento dos fatores incluindo substâncias, energia, ruído, radiação ou resíduos, inclusive os radioativos, emissões, descargas e outras liberações que afetam ou podem afetar os elementos do meio ambiente. As medidas administrativas, tais como políticas, legislação, planos, programas, acordos ambientais e atividades que afetem ou possam afetar os elementos e fatores já mencionados. O estado de saúde e segurança humana, incluindo a contaminação da cadeia alimentar, as condições de vida humana, os locais culturais e as estruturas construídas, na medida em que sejam ou possam ser afetados pelo estado dos elementos do meio ambiente acima referidos. Por isso, deve-se entende as diretrizes sobre como obter dados e informações ambientais quantitativas e implementar metodologias.

Da Redação – 

A gestão ambiental pode se referir a um objetivo ou visão, a tentativas de direcionar um processo, à aplicação de um conjunto de ferramentas, a um exercício filosófico que busca estabelecer novas perspectivas em relação ao meio ambiente e às sociedades humanas, e para muito mais além. Os gestores ambientais são um grupo diversificado de pessoas, incluindo acadêmicos, formuladores de políticas, trabalhadores de organizações não governamentais (ONG), funcionários de empresas, funcionários públicos e uma ampla gama de indivíduos ou grupos que tomam decisões sobre o uso de recursos naturais (como pescadores, agricultores e pastores).

Na verdade, a gestão ambiental envolve todas as pessoas até certo ponto, porque todas as atividades humanas, em última análise, têm algum tipo de impacto ambiental. No entanto, alguns indivíduos estão mais diretamente envolvidos com o uso de recursos e alguns grupos de interesses especiais estão particularmente preocupados com a exploração de recursos e com questões relacionadas à poluição.

A gestão ambiental, portanto, envolve muitas partes interessadas e requer uma perspect...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica