Publicado em 16 ago 2022

As medidas inovadoras para lidar com a interrupção da cadeia logística

Redação

Uma pesquisa da IFS mostrou que 66% das organizações estão com mais estoque disponível; 70% aumentando o número de fornecedores e 72% comprando mais de fornecedores domésticos. Deve-se entender que a cadeia logística internacional é aquela que, em algum ponto, cruza uma fronteira econômica ou internacional. Todas as partes dessa cadeia são consideradas internacionais, a partir do momento que a ordem de compra estiver concluída, até o ponto onde as mercadorias forem liberadas do controle aduaneiro no país ou economia de destino. Se tratados ou acordos regionais tiverem eliminado o desembaraço aduaneiro das mercadorias de países ou economias específicas, o fim da cadeia logística internacional é o ponto de entrada no país ou economia de destino onde os produtos teriam liberação aduaneira como se os acordos ou tratados não estivessem em vigor. Uma organização na cadeia logística seria qualquer entidade que fabrique, manuseie, processe, carregue, consolide, descarregue ou receba mercadorias sob condição de uma ordem de compra que, em algum ponto, cruze uma fronteira econômica ou internacional; transporte mercadorias de algum modo na cadeia logística internacional, independentemente se seu segmento particular da cadeia logística cruza fronteiras nacionais (ou econômicas); ou forneça, gerencie ou conduza a geração, distribuição ou fluxo da informação de remessa usada por autoridades aduaneiras ou em práticas comerciais. Um plano de segurança seria as ações planejadas para garantir que a segurança está adequadamente gerenciada, sendo desenvolvido para garantir a aplicação de medidas que protejam a organização de um incidente de segurança. O plano de segurança pode ser incorporado a outros planos operacionais. Já a cadeia logística ou de suprimentos é um conjunto vinculado de recursos e processos que, sob condição de uma ordem de compra, começa com obtenção de matéria prima e se estende até a fabricação, processamento, manipulação e entrega dos produtos e serviços relacionados ao comprador. A cadeia logística pode incluir vendedores, instalações fabris, fornecedores logísticos, centros de distribuição própria, distribuidores, atacadistas e outras entidades envolvidas na fabricação, processamento, manuseio e entrega de mercadorias e seus serviços relacionados. Por isso é fundamental que as empresas conheçam as orientações em cadeias logísticas internacionais, visando desenvolver e implementar processos de segurança na cadeia logística; estabelecer e documentar um nível mínimo de segurança dentro da (s) cadeia (s) logística (s) ou em segmentos de uma cadeia logística; e auxiliar no cumprimento dos critérios aplicáveis ao operador econômico autorizado (OEA) definidos na estrutura normativa da Organização Mundial de Aduanas (OMA) para a segurança e a facilitação do comércio internacional e de acordo com programas nacionais de segurança na cadeia logística.

Da Redação – 

Dois terços (66%) das grandes empresas em todo o mundo dizem que estão mantendo mais estoque disponível agora em comparação com o período pré-pandemia, com quase um em cada cinco (18%) mantendo significativamente mais estoque. Esse foco crescente em tomar medidas inovadoras para lidar com a interrupção da cadeia de suprimentos é destacado em uma nova pesquisa encomendada pela IFS, feita com mais de 1.450 tomadores de decisão sêniores em grandes empresas na França, Alemanha, países nórdicos, EUA, Reino Unido e Emirados Árabes Unidos.

Destacando ainda mais o impacto da interrupção da cadeia de suprimentos, sete em cada dez entrevistados (70%) disseram que aumentaram o número de fornecedores de materiais/produtos em resposta a problemas recentes da cadeia de suprimentos. Além disso, quase três quartos (72%) da amostra afirmaram ter aumentado a proporção de materiais/produtos que adquirem de fornecedores domésticos como resultado dessas questões.

No entanto, muitos estão enfrentando desafios em termos de cumprimento de metas, com cerca de 60% deles dizendo que estão no processo; ainda desenvolvendo objeti...

Artigo atualizado em 16/08/2022 06:21.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica