Publicado em 16 ago 2022

O papel da gestão de pessoas no cuidado da saúde mental dos colaboradores

Redação

As doenças como depressão e ansiedade estão entre as principais causas de afastamento do trabalho, e é preciso que as empresas estejam atentas a isso. Além da questão humana que implica no bem-estar físico e social daquele ser humano, que muitas vezes, passa boa parte do dia no emprego, há ainda a questão que afeta diretamente os resultados da empresa. Isso ocorre porque quando um funcionário está com o psicológico abalado, certamente a produtividade cai, e por consequência os resultados da empresa podem ser afetados. Por isso, a grande importância de desenvolver as competências dos colaboradores, fazendo com que eles se sintam bem no ambiente organizacional.

Joseane Freitas – 

Passamos grande parte dos dias em meio à rotina de trabalho. As metas, prazos, cobranças e alta competitividade que permeiam muitas organizações pode afetar significativamente nossa saúde mental, pelo menos é o que mostram os números. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, cerca de 18 milhões de brasileiros sofrem com ansiedade, ou seja, uma média de 9,3% da população, para os casos de depressão, a situação é semelhante, cerca de 5,8% de toda população (12 milhões de pessoas) sofrem da doença.

Além disso, é oportuno destacar que desde janeiro deste ano, a OMS reclassificou a síndrome de burnout, sendo então, uma doença decorrente do trabalho, ou, como a própria definição do órgão: estresse crônico de trabalho que não foi administrado com sucesso. Dados como esses ressaltam a importância de tratar este assunto nas organizações e planejar ações que viabilizem o bem estar de todos os colaboradores. E como o RH pode fazer isso?

Grande parte das atividades de uma empresa são realizadas por seu capital humano, e como pessoas, elas estão suscetíveis ao esgotamento físico e mental, e por ma...

Artigo atualizado em 16/08/2022 06:19.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica