Publicado em 08 dez 2020

O risco do vazamento de informações confidenciais no home office

Redação

Escritórios fechados e os vazamentos de informações: sua empresa está preparada para a retomada? É preciso assumir o compromisso de conscientização da sua liderança e a cultura de segurança, implantando ou retomando os programas e políticas necessárias para garantir a proteção da informação, ponderando medidas de prevenção para mitigar os riscos nos ambientes de trabalho. São três pontos de atenção nesta volta ao ambiente empresarial, que por terem sido esvaziados nesta crise pandêmica, podem haver riscos de vazamento de informações confidenciais quando voltar a ser utilizado por falta de monitoramento. O alerta é para que seja feito um trabalho de prevenção para garantir que o ambiente esteja livre de dispositivos ou escutas clandestinas.

Paulo Murata e Sérgio Barboni – 

No início da pandemia, muitas empresas adotaram o home office e os escritórios das empresas foram esvaziados e, em alguns casos, até mesmo abandonados. A falta de monitoramento permanente e controle de acesso eficiente nos ambientes sensíveis das empresas trouxeram um aumento no risco de vazamento de informações confidenciais.

Considerando que em breve teremos o retorno das atividades normais, visto que vários estados estão publicando seus planos de reabertura do comércio e serviços, consequentemente os escritórios voltarão a receber reuniões com assuntos confidenciais. Antes de iniciar as atividades, é de suma importância que os gestores das empresas garantam que os ambientes estejam livres de dispositivos ou escutas clandestinas.

Sabemos que muitas empresas adotarão o home office flexível e algumas farão de seus escritórios um ambiente conceito, o que certamente envolverá reformas estruturais e alterações de layout. E são essas mudanças que podem gerar vulnerabilidades antes não existentes.

Portanto, é preciso assumir o compromisso de conscientização da sua liderança e a cul...

Artigo atualizado em 08/12/2020 04:34.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica