Publicado em 09 abr 2024

A internet das coisas (IoT) é fundamental para impulsionar a indústria 4.0

Redação

Há um tempo o conceito de indústria 4.0 tornou-se personagem central nas discussões no mercado industrial nacional, sobretudo para a promoção de mais automação, integração de tecnologias e, consequentemente, maior produtividade operacional. Nesse contexto, a internet das coisas (IoT) surgiu como uma aliada estratégica para o avanço da indústria 4.0, sendo que de acordo com o relatório da Research and Markets, o mercado de IoT industrial atingirá U$ 276 bilhões até 2029, refletindo sua força para os próximos anos. Por exemplo, a aplicação dos sensores de IoT, como uma alternativa fundamental para o monitoramento em tempo real das máquinas, processos e produtos, possibilitará a resolução de problemas de forma ágil e segura.

Gabriel Pavão – 

O conceito de indústria 4.0, ou a quarta revolução industrial, há tempos assumiu um papel central nas discussões industriais, inclusive no contexto brasileiro. Desde a sua introdução, o setor pode se beneficiar da ascensão de novas automações e a integração de tecnologias inovadoras capazes de promover avanços significativos que não apenas elevam a eficiência, mas também impulsionam a produtividade das operações industriais, marcando um avanço significativo na maneira como as empresas conduzem suas atividades.

Dentro deste contexto, a internet das coisas (IoT) emerge como uma alternativa estratégica, impulsionando a progressão do setor no que diz respeito à indústria 4.0. Para se ter uma ideia, de acordo com o relatório da Research and Markets, o mercado de IoT industrial atingirá U$ 276 bilhões até 2029, refletindo o seu potencial para os próximos anos.

No Brasil, este impulsionamento será movido, principalmente, pelo investimento governamental no plano Nova Indústria Brasil, aliado à crescente demanda das indústrias por iniciativas que visem a redução de custos, o aumento de produtividade e a oti...

Artigo atualizado em 09/04/2024 11:54.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica