Publicado em 24 mai 2022

A classificação e os ensaios dos sistemas de fixações elásticas ferroviárias

Redação

Os fixadores são acessórios utilizados para, em conjuntos com outros elementos, a fixação dos trilhos aos dormentes, e a própria fixação entre trilho/trilho. São acessórios fundamentais para que os trilhos sejam mantidos em posição adequada, segundo a bitola da via. Estes podem ser distintos em dois grupos, os fixadores elásticos e os fixadores rígidos. Um sistema de fixação é o conjunto de componentes que fixa o trilho à estrutura de suporte e o mantém na posição correta, ao mesmo tempo permitindo quaisquer movimentos verticais, laterais e longitudinais necessários. Um sistema de fixação inclui componentes para distribuir as cargas do trilho para a estrutura de suporte e onde necessário para prevenir o desgaste das superfícies de contato na estrutura de suporte e para isolar eletricamente o trilho da estrutura de suporte. O sistema de fixação direta é aquele em que o trilho está fixado diretamente à estrutura de suporte, com ou sem placa de apoio e o sistema de fixação indireta é o aquele em que o trilho está fixado diretamente a uma placa de apoio, independentemente da fixação da placa de apoio à estrutura de suporte. O sistema de fixação pela alma é o conjunto em que a fixação do trilho ao seu suporte é feita na alma do trilho e o sistema de fixação rígido é o conjunto projetado para fixar de maneira firme o trilho ao dormente, e que não incorpora nenhum componente resiliente, possuindo ou não palmilha sob o trilho. Uma arruela de pressão totalmente comprimida não é um componente resiliente. O sistema de fixação de referência é um conjunto de fixação que deve atender à norma e tem um histórico de performance satisfatória nas vias do usuário. Os projetistas de uma ferrovia devem entender classificação dos sistemas de fixações elásticas e os métodos de ensaios para avaliação do desempenho dos conjuntos de fixação, de acordo com a característica da via, definindo os limites mínimos de desempenho a serem alcançados.

Da Redação – 

A estrada de ferro, além de seus componentes gerais de superestrutura e infraestrutura, é um sistema que necessita de muito cuidado com suas geometrias, visto que para o bom desempenho e segurança das vias é de grande importância que estas estejam conservadas dentro dos limites de dimensões para as quais foram projetadas. Os elementos de fixação elástica são os que têm a capacidade de manter a pressão de contato ao trilho constante, garantindo a sua fixação e o retensionamento da via, além de absorver as vibrações e impactos inerentes à ação do tráfego ferroviário.

São componentes de sistemas de fixação elástica as placas de apoio, a placa de ângulo (sistema para dormente de concreto), os tirefonds, as arruelas duplas de pressão, os grampos. Já as garras tipo k ou geo são os parafusos (utilizados nos sistemas de fixação tipo k, geo ou vossloh), o shoulder que é utilizado em dormentes de aço ou concreto, as almofadas isolantes (utilizados em dormentes de aço), o tie pad que é utilizado em dormentes de concreto, os isoladores/toe insulator/side post insulator que é usado em alguns sistemas de fixação para iso...

Artigo atualizado em 24/05/2022 06:33.

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